O Ministério da Educação (MEC) liberou o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao primeiro semestre de 2025.
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para cursos em instituições privadas de ensino superior. Para a concessão de bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita do candidato não pode ultrapassar um salário mínimo e meio (R$ 2.277 em 2025).
Para bolsas parciais, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554 em 2025). Os candidatos podem verificar a lista de pré-selecionados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
De acordo com o MEC, esta primeira chamada do Prouni 2025 pré-selecionou 197.080 candidatos. O processo seletivo registrou um total de 768.296 inscritos, totalizando aproximadamente 1,5 milhão de inscrições, já que cada candidato pôde optar por até dois cursos.
Em 2025, o Prouni celebra 20 anos, com um histórico de mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados entre 2005 e 2024.
Entrega da documentação
A partir desta terça-feira (4), os candidatos pré-selecionados devem entregar a documentação comprobatória diretamente nas instituições de ensino superior. O prazo para apresentação dos documentos se estende até 17 de fevereiro.
As instituições privadas participantes do Prouni 1/2025 possuem diferentes normas para o recebimento da documentação, podendo ser presencial ou por meio virtual, através do site da instituição.
Os documentos exigidos incluem identificação do candidato e dos membros do grupo familiar, comprovantes de residência, histórico do ensino médio, comprovantes de renda, documentos que comprovem a atuação como professor da educação básica (se aplicável), comprovantes de separação, divórcio ou óbito dos pais (se for o caso), e laudo comprobatório de deficiência (quando aplicável).
Acompanhe também as notícias sobre o Sisu 2025, cujo prazo para matrículas foi recentemente encerrado.
Próximos passos e cronograma
A divulgação do resultado da segunda chamada do Prouni está prevista para 28 de fevereiro. Candidatos não selecionados nas duas chamadas poderão se inscrever para a lista de espera, com inscrições abertas nos dias 26 e 27 de março, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O resultado da lista de espera será disponibilizado para consulta das instituições de ensino superior e dos candidatos a partir de 1º de abril, no mesmo site.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.