O Ministério da Educação (MEC) iniciou uma consulta com dirigentes e secretários municipais de todo o país para avaliar a utilização das obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) nas escolas. A pesquisa, realizada por meio de um formulário online, busca coletar informações sobre como os materiais didáticos são incorporados às práticas pedagógicas.
Este é o primeiro levantamento de dados do programa e tem como objetivo principal identificar como os livros do PNLD impactam a qualidade da educação e o processo de ensino-aprendizagem. O MEC pretende usar as informações para futuras melhorias no programa.
O formulário, cujo link foi enviado por e-mail aos gestores, estará disponível para preenchimento até o dia 31 de janeiro. Além disso, os gestores podem acessar o questionário através do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). A iniciativa é liderada pela Secretaria de Educação Básica do MEC, com apoio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage) e da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD).
A pesquisa também conta com o suporte de diversas instituições, incluindo o Instituto Reúna, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Diversas coordenadorias do MEC também se uniram ao esforço para a coleta de dados.
O foco da pesquisa é entender como os livros do PNLD contribuem para o dia a dia das instituições de ensino. A coleta de informações abrangerá diversos aspectos, incluindo:
- A frequência com que os materiais são usados;
- A relevância dos livros para as atividades pedagógicas;
- O impacto do PNLD no desenvolvimento dos alunos;
- Sugestões para aprimorar o programa.
A participação dos gestores municipais é vista como essencial para o sucesso desta iniciativa e para a construção de um panorama abrangente e representativo da realidade educacional brasileira. O MEC planeja realizar outras pesquisas semelhantes ao longo de 2025, visando aprimorar cada vez mais a gestão do PNLD.
Inicialmente, os professores já haviam contribuído com suas avaliações sobre o PNLD, e agora é a vez dos gestores apresentarem suas perspectivas, que servirão de base para futuras ações do MEC no âmbito da educação básica.
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