O Ministério da Educação (MEC) deu início a uma consulta nacional para avaliar a utilização dos livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) nas práticas pedagógicas das escolas brasileiras. A pesquisa, realizada por meio de um formulário online, busca coletar a opinião de dirigentes e secretários municipais de educação de todo o país.
O questionário, cujo link foi enviado por e-mail aos gestores e também está disponível no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), poderá ser respondido até o dia 31 de janeiro. Esta é a primeira iniciativa de diagnóstico do programa, com outras avaliações já planejadas para o ano de 2025.
O objetivo principal desta coleta de dados é compreender a relevância dos livros do PNLD no processo de ensino-aprendizagem e na promoção de uma educação de qualidade. As respostas obtidas servirão como base para a implementação de eventuais melhorias no programa.
A pesquisa está sendo conduzida pela Secretaria de Educação Básica do MEC, por meio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage) e da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD). A avaliação dos professores já foi realizada anteriormente e também será levada em consideração nesta análise abrangente do PNLD.
Para a realização desta pesquisa, o MEC conta com o apoio de diversas instituições, como o Instituto Reúna, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Diversas coordenadorias do MEC também estão envolvidas no processo, demonstrando o esforço conjunto para avaliar e aprimorar o PNLD.
O MEC busca, com esta iniciativa, identificar os pontos fortes do programa e as áreas que necessitam de maior atenção, visando aprimorar a qualidade dos materiais didáticos e o impacto do PNLD na educação brasileira.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.