IMD/UFRN abre 200 vagas em curso EaD sobre Pensamento Computacional e desafios científicos

IMD/UFRN abre 200 vagas em curso EaD sobre Pensamento Computacional e desafios científicos
Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN)

O Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abriu inscrições para um curso gratuito e 100% online com foco em Pensamento Computacional e Olimpíadas Científicas. Voltado especialmente para professores da Educação Básica e estudantes de licenciatura, o curso será realizado na modalidade de Ensino a Distância (EaD), com início marcado para o dia 22 de abril e encerramento em 31 de maio.

A proposta integra um projeto de extensão da universidade e visa estimular competências fundamentais para o ensino contemporâneo, ao mesmo tempo em que incentiva a adoção de competições acadêmicas como ferramentas pedagógicas nas escolas.

As inscrições estão abertas até o dia 19 de abril e podem ser feitas diretamente pelo site oficial do Pensa RN. Ao todo, 200 vagas estão sendo ofertadas, e os interessados devem garantir sua participação dentro do prazo, uma vez que as vagas são limitadas.

A capacitação será realizada por meio do Moodle do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN), plataforma que centraliza os conteúdos do curso e possibilita o acompanhamento das atividades de forma dinâmica e acessível.

Com uma carga horária de 60 horas, o curso está estruturado em cinco módulos. O conteúdo foi desenhado para oferecer uma base sólida sobre conceitos fundamentais do pensamento computacional, além de abordar a relação entre esses conceitos e as olimpíadas científicas, passando por estratégias de integração com disciplinas curriculares, construção de projetos e outras abordagens práticas.

Entre os principais tópicos que serão trabalhados ao longo do curso, destacam-se:

  • Conceitos centrais do pensamento computacional;

  • Aplicações em sala de aula;

  • Elaboração de projetos interdisciplinares;

  • Planejamento e execução de olimpíadas científicas escolares.

O objetivo da formação é desenvolver habilidades como raciocínio lógico, pensamento analítico, espírito crítico e resolução de problemas – competências cada vez mais valorizadas na formação de alunos da Educação Básica.

A iniciativa é coordenada pelo grupo de pesquisa GameTEd (Jogos Digitais e Tecnologias Educacionais/IMD), com apoio do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE). O curso também integra as ações do Laboratório de Jogos e Educação (GameLab/IMD).

UFRN

Quer saber Tudo Sobre UFRN?

Confira nossa página completa →

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.