Língua espanhola pode voltar ao currículo do ensino médio no RN após mobilização da UFRN

Língua espanhola pode voltar ao currículo do ensino médio no RN após mobilização da UFRN
Imagem de Jose Miguel Guardeño por Pixabay

O ensino da língua espanhola pode voltar a integrar o currículo do Ensino Médio nas escolas públicas do Rio Grande do Norte, após uma reunião realizada entre a Secretaria Estadual de Educação (Seec-RN) e a coordenação do curso de Letras – Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O encontro resultou no encaminhamento de um projeto de lei estadual que visa formalizar a retomada da disciplina nas unidades de ensino da rede estadual.

A iniciativa representa o desfecho de uma mobilização que se estende por seis anos, marcada por articulações políticas, audiências públicas e produção técnica. Segundo a coordenadora da licenciatura em Letras Espanhol da UFRN, professora Izabel Nascimento, essa proposta já vinha sendo estruturada ao longo do tempo.

Embasados nesta promessa, conseguimos audiência (dia 6 de maio), com auxílio do vereador Daniel Valença. A secretária cumpriu sua palavra e deu ordem para que os trâmites da produção textual da lei fossem feitos. A coordenação do curso de espanhol já tinha uma minuta da lei pronta e entregou à secretária, que aceitou os termos e mandou seguir o trabalho de aprovação. Seis anos de luta. Conseguimos o penúltimo passo ontem. Agora, falta a aprovação na Assembleia Legislativa”, afirmou Izabel.

O movimento pela permanência do espanhol como disciplina obrigatória começou ainda em 2017, após a revogação da Lei Federal 11.161/2005, que determinava o ensino do idioma como segunda língua obrigatória no Ensino Médio nos países do Mercosul. A legislação federal havia proporcionado avanços estruturais e acadêmicos em diversas instituições de ensino superior, incluindo a UFRN.

Esta lei promoveu vários benefícios nas universidades e a nossa não ficou de fora. Em 2009, por causa desta lei, conseguimos erguer o bloco I do setor 2 para abrigar o curso de Letras Língua Espanhola e suas literaturas. Logo, veio o concurso abastecido pelo Reuni, que nos deu 8 professores doutores para fazer o curso seguir”, explicou Izabel.

Com a revogação, surgiram mobilizações locais e estaduais para manter o espanhol nas escolas, como o movimento nacional #FICAESPANHOL, que inspirou diversas legislações estaduais, com destaque para a Paraíba, pioneira na criação de uma lei própria. “Neste ínterim surgiram vários movimentos estaduais e um movimento nacional chamado #FICAESPANHOL. Lutamos e conseguimos que vários estados, encabeçados pela lei da Paraíba — que foi a primeira — começassem a aprovar leis estaduais para a permanência do espanhol”, destacou a professora.

Havia também a expectativa de que o espanhol fosse incorporado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2024, o que acabou não se concretizando. Diante da negativa, a coordenação do curso da UFRN intensificou os contatos com a Seec-RN, visando construir uma política estadual sólida para garantir o ensino do idioma.

Durante esse processo, a minuta do projeto foi elaborada pela própria equipe do curso de Letras Espanhol e entregue à Secretaria de Educação. Com a sinalização positiva da pasta, o texto segue agora para tramitação na Assembleia Legislativa do RN, etapa decisiva para que o espanhol volte oficialmente às salas de aula do ensino médio potiguar.

Caso aprovado, o projeto reforçará o papel do Rio Grande do Norte no cenário nacional de valorização do ensino de idiomas e poderá beneficiar diretamente milhares de estudantes da rede pública. O foco está em recuperar o espaço pedagógico e cultural que a língua espanhola ocupava antes da mudança na legislação federal.

UFRN

Quer saber Tudo Sobre UFRN?

Confira nossa página completa →

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.