Santander prevê inflação mais alta nos próximos meses, ultrapassando teto do Banco Central

Santander prevê inflação mais alta nos próximos meses, ultrapassando teto do Banco Central
Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

O Banco Santander Brasil (SANB11) divulgou uma análise pessimista sobre a inflação no país, projetando uma piora nos próximos meses antes de uma eventual estabilização. Segundo o banco, a inflação deve ultrapassar o teto de tolerância de 4,5% estabelecido pelo Banco Central, mantendo-se em níveis elevados até o final do ano.

A instituição financeira aponta três fatores principais como responsáveis por essa pressão inflacionária: a depreciação do câmbio, o aquecimento da atividade econômica e a desancoragem das expectativas. Essa combinação de fatores cria um cenário desafiador para o controle da inflação.

O Santander estima que o pico da inflação será atingido em meados de 2025, momento em que as expectativas do mercado devem incorporar o aumento do preço das commodities (matérias-primas) em reais. De acordo com a análise do banco, as expectativas de inflação estão atualmente entre as mais desancoradas da série histórica do Focus, e ainda há risco de se desancorarem ainda mais. Além disso, o Santander vê uma possível desaceleração da atividade econômica como um fator negativo para o cenário inflacionário.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.