Economia
Tendência

Receita Federal alerta sobre golpe com falsa cobrança de taxa do Pix

A população deve estar atenta a mensagens suspeitas e sempre verificar a veracidade das informações nos canais oficiais da Receita Federal.

A Receita Federal emitiu um alerta nesta sexta-feira, 10, sobre uma nova modalidade de golpe que está circulando nas redes sociais, utilizando o nome do órgão. Criminosos estão abordando possíveis vítimas, informando sobre uma suposta cobrança de taxas sobre transações via Pix acima de R$ 5 mil. Para isso, solicitam que um boleto seja pago.

Contudo, a Receita Federal esclarece que “não existe tributação sobre o Pix” e que “nunca vai existir, até porque a Constituição não autoriza imposto sobre movimentação financeira”. A instituição enfatiza que as recentes mudanças nas regras de fiscalização, que aumentaram o monitoramento das transações financeiras, não implicam na cobrança de taxas ou impostos adicionais sobre o Pix.

O objetivo do aumento do monitoramento é identificar movimentações financeiras que não estejam de acordo com as declarações de renda, o que pode levar a uma análise mais detalhada por parte do Fisco.

Como o golpe acontece

Em uma das mensagens fraudulentas, os criminosos exigem o pagamento de um boleto no valor de R$ 845,20, sob a alegação de que o CPF da vítima será bloqueado caso o pagamento não seja efetuado. Para dar maior credibilidade à fraude, os golpistas utilizam o nome, as cores e os símbolos oficiais da Receita Federal.

A Receita Federal reforça que não envia cobranças ou comunicados via WhatsApp, SMS ou redes sociais. A comunicação oficial é realizada exclusivamente através do Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e do site oficial da instituição, que são os únicos canais seguros de comunicação com os contribuintes. A população deve estar atenta a mensagens suspeitas e sempre verificar a veracidade das informações nos canais oficiais da Receita Federal.

Receita Federal alerta para tentativa de golpe com falsa cobrança de taxa sobre o Pix
Reprodução

É importante destacar que o aumento do monitoramento das transações financeiras, implementado neste ano, implica que mais instituições financeiras passarão a compartilhar dados sobre as movimentações dos contribuintes com a Receita Federal.

No entanto, esse monitoramento tem como objetivo principal identificar possíveis inconsistências entre as movimentações e as declarações de renda, não configurando em si uma cobrança de taxas ou impostos sobre o Pix.

É importante ressaltar que a Receita Federal Esclarece: Monitoramento do Pix Não Implica em Novos Impostos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.