Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber os pagamentos de fevereiro a partir desta segunda-feira, 24. É importante estar atento, pois o calendário terá uma interrupção durante o período do Carnaval.
O ciclo de pagamentos, que se estende até 12 de março, será pausado entre os dias 1 e 5 de março, em virtude do feriado carnavalesco.
Os segurados têm a opção de acessar o Meu INSS para consultar o extrato e obter informações detalhadas sobre o pagamento de seus benefícios.
Calendário de pagamentos de Fevereiro
Para identificar a data de pagamento, basta verificar o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador após o traço.
De acordo com o INSS, atualmente, 12,2 milhões de beneficiários recebem valores acima do salário mínimo nacional, com 10,6 mil alcançando o teto da Previdência Social. O número total de beneficiários é de 40,7 milhões de pessoas, sendo que 70% recebem um salário mínimo. Em 2025, veja as doenças que garantem o benefício de aposentadoria por invalidez do INSS.
Os pagamentos são realizados de forma escalonada, priorizando inicialmente os beneficiários que recebem até um salário mínimo, seguidos por aqueles que recebem acima desse valor.
O calendário de pagamentos também considera o número final do cadastro do INSS antes do dígito verificador. Cada registro de beneficiário possui um número no formato “999.999.999-9”, e o último número antes do dígito indica a data do pagamento.
Para beneficiários que recebem até um salário mínimo:
- Final 1: 24 de fevereiro
- Final 2: 25 de fevereiro
- Final 3: 26 de fevereiro
- Final 4: 27 de fevereiro
- Final 5: 28 de fevereiro
- Final 6: 6 de março
- Final 7: 7 de março
- Final 8: 10 de março
- Final 9: 11 de março
- Final 0: 12 de março
Para beneficiários que recebem acima de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 6 de março
- Finais 2 e 7: 7 de março
- Finais 3 e 8: 10 de março
- Finais 4 e 9: 11 de março
- Finais 5 e 0: 12 de março
Informe de rendimentos disponível
Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS já podem acessar o Informe de Rendimentos necessário para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2025.
A consulta pode ser realizada através do site ou aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
“Todos os dados de pagamentos relacionados aos serviços estão no Informe de Rendimentos“, informou o INSS.
Até o momento, a Receita Federal não divulgou as regras e o cronograma oficial para o IR 2025. Contudo, de acordo com comunicado do INSS, o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2025, referente ao ano-base 2024, começará em 15 de março e se estenderá até 1º de maio.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.