Economia
Tendência

Aneel define bandeira verde para fevereiro, sem custos extras na conta de luz

Mensalmente, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avalia o custo variável da produção de energia, considerando a disponibilidade de recursos hídricos e o acionamento de fontes de geração mais dispendiosas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de fevereiro de 2025 será verde, o que significa que não haverá custos adicionais nas contas de luz dos consumidores. A decisão, divulgada nesta sexta-feira (31), marca o terceiro mês consecutivo em que a bandeira verde é acionada, indicando condições favoráveis na geração de energia.

Segundo a Aneel, essa condição é resultado do bom volume de chuvas e dos níveis adequados dos reservatórios hidrelétricos. Esses fatores têm sido cruciais para manter o sistema energético em equilíbrio e evitar a necessidade de acionar bandeiras tarifárias mais onerosas.

No segundo semestre de 2024, o país enfrentou uma seca histórica, o que levou a Aneel a ativar a bandeira vermelha patamar 1 em setembro — a primeira vez em mais de três anos que essa medida foi necessária. O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, chegou a comentar em entrevista que as previsões climáticas indicam uma possível manutenção da bandeira verde ao longo do ano. No entanto, ele ressaltou que uma previsão mais precisa só poderá ser feita ao final do período úmido.

O acionamento de bandeiras tarifárias mais caras no ano passado não se deu apenas pelo risco hidrológico (GSF), mas também pelo aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), que é o valor calculado para a energia a ser produzida em um determinado período.

Mensalmente, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avalia o custo variável da produção de energia, considerando a disponibilidade de recursos hídricos e o acionamento de fontes de geração mais dispendiosas. A receita arrecadada por meio das bandeiras tarifárias é utilizada para cobrir esses custos adicionais.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, já registrou 61 acionamentos nas classificações amarela, vermelha 1, vermelha 2 ou “escassez hídrica”. Este mecanismo foi desenvolvido com o objetivo de suavizar os impactos financeiros nas distribuidoras de energia. O período mais longo em que a bandeira tarifária permaneceu verde foi entre abril de 2022 e julho de 2024.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.