Direitos do Consumidor

Americanas é multada em R$ 11 milhões por descumprir ofertas e cancelar compras

Na avaliação do Procon, objetivo da multa é evitar que outras infrações do tipo ocorram no futuro

A Americanas, uma das maiores empresas de comércio eletrônico e varejista do Brasil, foi multada em R$ 11 milhões pelo Procon-MG, órgão vinculado ao Ministério Público de Minas Gerais, por descumprir ofertas, cancelar compras e não entregar produtos aos seus clientes.

A apuração dessas infrações teve início após uma reclamação formal feita por um consumidor no Procon-MG, que se sentiu lesado ao ter a compra de uma geladeira cancelada pela empresa, apesar de já ter pago pelo produto. A partir daí, o Procon-MG identificou que esse não era um caso isolado, mas sim uma tendência da empresa.

O Procon-MG reuniu outras reclamações passadas contra a Americanas, tendo identificado 445 casos de descumprimento de ofertas e indisponibilidade de produtos no período de 4 de janeiro de 2020 a 4 de janeiro de 2022 na plataforma ReclameAqui. Essas infrações aconteceram em uma época em que a pandemia do COVID-19 causou uma grande demanda por compras online, e a Americanas, assim como outras empresas, teve dificuldades para atender a esse aumento de solicitações.

A multa aplicada à varejista Americanas pelo Procon-MG tem como objetivo prevenir futuras infrações e proteger os direitos dos consumidores. Além disso, a medida serve como um alerta para que outras empresas de comércio eletrônico tomem cuidado para evitar descumprimentos de ofertas e a não entrega de produtos.

A Americanas ainda pode recorrer da decisão do Procon-MG, mas a multa é uma prova de que a empresa precisa mudar suas práticas para garantir a satisfação de seus clientes. Comprar pela internet é uma prática cada vez mais comum entre os consumidores, e é importante que as empresas ofereçam um serviço de qualidade e que cumpram suas obrigações.

A Americanas tem a responsabilidade de fornecer aos seus clientes os produtos que oferece e de respeitar as condições de compra acordadas com os consumidores. Caso contrário, a empresa pode ser multada e perder a confiança de seus clientes, o que pode afetar negativamente o seu negócio.

Procurada pela reportagem, a Americanas disse que “o cliente em questão foi atendido e teve seu caso solucionado”. “A companhia afirma que irá recorrer da decisão e reitera que tem excelente reputação no ranking Reclame Aqui, com alto índice de solução, e há 10 anos é reconhecida por seu atendimento ao cliente no Prêmio Reclame Aqui“, continua a empresa.

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Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

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