A Tailândia se juntou oficialmente aos Acordos de Artemis, tornando-se o 51º país a endossar os princípios para a exploração segura e responsável do espaço. A cerimônia de assinatura ocorreu em Bangkok, capital tailandesa, marcando um novo passo na colaboração internacional para o avanço da ciência espacial. O evento contou com a presença de importantes autoridades tailandesas e do embaixador dos Estados Unidos na Tailândia, Robert Godec.
Bill Nelson, administrador da NASA, expressou sua satisfação com a adesão da Tailândia. Em um vídeo pré-gravado, Nelson afirmou que o compromisso do país fortalecerá sua relação com a NASA e a comunidade internacional, demonstrando liderança na exploração espacial pacífica e responsável. "A adesão da Tailândia aos Acordos de Artemis irá intensificar o envolvimento do país com a NASA e a comunidade internacional", disse Nelson. Para saber mais sobre os rumos da exploração lunar e os planos para Marte, acesse a matéria da NASA: NASA: Atualizações em Exploração Lunar e Rumos para Marte.
Pakorn Apaphant, diretor executivo da Agência de Desenvolvimento de Geo-Informação e Tecnologia Espacial da Tailândia (GISTDA), foi quem assinou os acordos em nome do país. A cerimônia também contou com a participação de Supamas Isarabhakdi, Ministra do Ensino Superior, Ciência, Pesquisa e Inovação da Tailândia, e do embaixador americano Robert Godec. Para Apaphant, a assinatura representa a entrada da Tailândia na "era de ouro da exploração espacial em plena força".
Os Acordos de Artemis foram estabelecidos em 2020 pelos Estados Unidos, liderados pela NASA e pelo Departamento de Estado, junto a sete outras nações signatárias. Os princípios do acordo têm como base o Tratado do Espaço Exterior e outros acordos, como a Convenção de Registro e o Acordo de Resgate e Retorno, além de melhores práticas e normas de comportamento responsável. Entre os compromissos, está a divulgação pública de dados científicos.
A NASA celebrou recentemente a marca de 50 países signatários dos Acordos de Artemis com a adesão da Áustria, em 11 de dezembro. Espera-se que mais nações se juntem à iniciativa nas próximas semanas e meses. Saiba mais sobre os avanços da NASA no desenvolvimento da estação espacial comercial Starlab, acessando: NASA registra avanços no desenvolvimento da estação espacial comercial Starlab.
Para saber mais sobre os Acordos de Artemis, acesse: https://www.nasa.gov/artemis-accords
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.