O programa Astronomy Activation Ambassadors (AAA), iniciativa do Programa de Ativação Científica da NASA, está transformando a forma como a astronomia é ensinada em escolas de ensino fundamental, médio e faculdades comunitárias. Em 2024, o projeto intensificou seus esforços através da criação de uma Academia de Astronomia, que oferece diferentes níveis de treinamento e oportunidades de desenvolvimento profissional para mais de 300 educadores anualmente.
O principal objetivo da Academia é proporcionar aos professores as ferramentas e o conhecimento necessários para inspirar seus alunos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Para isso, os participantes utilizam recursos da NASA e contam com a orientação de especialistas no assunto. A estrutura da Academia é dividida em três pilares:
- Webinars: Apresentações sobre astrofísica e ciência planetária, explorando o conteúdo e as instalações da NASA.
- Workshops de Currículo: Sessões práticas focadas no uso do espectro eletromagnético e da astronomia multi-comprimento de onda (EMS/MWA) em sala de aula.
- Imersões STEM: Experiências práticas, incluindo visitas guiadas a observatórios em funcionamento.
As duas primeiras imersões STEM do programa aconteceram em junho e setembro de 2024. Em junho, 19 professores se reuniram em San Jose, Califórnia, para uma série de atividades que incluíram apresentações de especialistas da NASA sobre proteção planetária e detecção de exoplanetas. Os educadores também tiveram a oportunidade de visitar o Observatório Lick da Universidade da Califórnia, onde realizaram um tour guiado pelas instalações de pesquisa astronômica e interagiram com astrônomos que utilizavam o telescópio Shane de 3 metros. Além disso, participaram de um workshop prático de 4 horas sobre o currículo EMS/MWA.
Em setembro, um programa similar foi oferecido para 23 professores. Eles participaram de um workshop sobre o currículo, receberam informações sobre pesquisas atuais em astronomia infravermelha de cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, e visitaram o observatório remoto Keck no campus da Caltech e o Observatório Mt. Wilson. Os professores tiveram inclusive a chance de utilizar o histórico telescópio de 60 polegadas de Mt. Wilson durante uma noite, observando diversos aglomerados de estrelas, estrelas duplas coloridas e galáxias, finalizando a experiência com uma vista espetacular de Saturno e seus anéis.
Uma das participantes, Domina Stamas, da Westlake Charter School, comentou: *"Meus alunos e eu já estamos nos beneficiando muito com a combinação de recursos da NASA, conteúdo científico e materiais curriculares que recebemos do projeto AAA. A noite no Observatório Lick, conversando com os astrônomos que estavam usando os telescópios de pesquisa e vendo a configuração do laser guia em ação, foi uma experiência enriquecedora. Posso transmitir aos meus alunos como os cientistas realmente praticam seu ofício."*
Os esforços do projeto Astronomy Activation Ambassador para aprimorar o aprendizado e o envolvimento dos estudantes em STEM através do desenvolvimento profissional de professores estão disponíveis no site: https://www.seti.org/aaa.
Educadores interessados ainda podem se inscrever por meio do formulário de inscrição: https://forms.gle/G34vCzz63ko5RRrM8.
O projeto AAA, liderado pelo SETI Institute, conta com o apoio da NASA sob o acordo de cooperação número NNX16AC51A e integra o portfólio de Ativação Científica da agência espacial. Para saber mais sobre como a Ativação Científica conecta especialistas, conteúdo e experiências da NASA com líderes comunitários para impulsionar a ciência e promover uma compreensão mais profunda do nosso mundo e além, acesse: https://science.nasa.gov/learn.
O programa Astronomy Activation Ambassadors da NASA está transformando a forma como a astronomia é ensinada.
A NASA lamenta a morte do presidente Jimmy Carter.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.