Ciência

NASA: Atualizações em Exploração Lunar e Rumos para Marte

A NASA divulgou, na última sexta-feira, importantes atualizações sobre sua arquitetura de exploração lunar e os planos para futuras missões tripuladas a Marte, no âmbito do programa Artemis. A agência espacial também atualiza planos para missões lunares e a Marte, demonstrando o seu compromisso contínuo com a exploração espacial.

Novos documentos detalham os avanços Entre as novidades, estão uma revisão do Documento de Definição da Arquitetura, que descreve os métodos técnicos e os processos dos planos de exploração da agência, uma visão geral executiva e 12 novos documentos técnicos sobre tópicos essenciais para a iniciativa “Lua a Marte”.

Segundo o Administrador Associado da NASA, Jim Free: “O processo de revisão conceitual da arquitetura da NASA é crucial para nos colocar no caminho certo para montar uma missão humana a Marte. Estamos adotando uma abordagem metódica para traçar as decisões que precisamos tomar, entender as trocas de recursos e tecnologia e garantir que estamos ouvindo os comentários das partes interessadas.”

Energia de fissão para Marte: uma decisão chave Um dos documentos destaca a decisão da NASA de utilizar energia de fissão como principal fonte de energia na superfície marciana para sustentar as equipes. Essa escolha, a primeira de sete decisões essenciais para a exploração humana de Marte, garante que o fornecimento de energia não seja afetado por ciclos de dia e noite ou por possíveis tempestades de poeira no planeta vermelho. A busca por soluções energéticas eficientes é crucial para missões de longa duração, como demonstra o recente teste da NASA de tecnologia para medir ondas de choque do X-59.

Novas adições à arquitetura: módulo de carga lunar e habitat inicial Duas novas adições à arquitetura “Lua a Marte” foram anunciadas: um módulo de carga lunar e um habitat inicial na superfície lunar. O módulo de carga lunar entregará itens de logística, cargas úteis de ciência e tecnologia, sistemas de comunicação e muito mais. Já o habitat inicial abrigará astronautas na superfície lunar, expandindo o tamanho da tripulação, o alcance e a duração das missões de exploração, além de possibilitar atividades científicas tripuladas e não tripuladas. A NASA desenvolve tecnologias para combater poeira lunar, um desafio significativo para a construção de habitats na superfície lunar.

Processo de tomada de decisões aprimorado A revisão mais recente do Documento de Definição da Arquitetura adiciona informações sobre o processo de mapeamento de decisões da NASA – como a agência decide quais decisões devem ser tomadas precocemente com base em seus impactos em decisões posteriores – e uma lista de oportunidades impulsionadas pela arquitetura que ajudam as organizações de desenvolvimento tecnológico a priorizar pesquisas em novas tecnologias que permitirão a arquitetura “Lua a Marte”.

A Administradora Associada do Diretor de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração, Catherine Koerner, afirmou: “Identificar e analisar decisões de arquitetura de alto nível são os primeiros passos para realizar uma campanha de exploração tripulada de Marte. Cada ciclo de avaliação anual como parte de nosso processo de arquitetura está nos aproximando de garantir que temos um plano bem elaborado para alcançar nossos objetivos de exploração.”

Parceria e colaboração internacional A arquitetura “Lua a Marte” da NASA incorpora feedback da indústria americana, academia, parceiros internacionais e da força de trabalho da NASA. A agência geralmente divulga uma série de documentos técnicos no final de seu ciclo de análise anual, incluindo uma atualização do Documento de Definição da Arquitetura e documentos técnicos que elaboram sobre tópicos frequentemente levantados. O programa Artemis visa estabelecer as bases para a exploração científica de longo prazo na Lua, levar os próximos americanos e o primeiro astronauta parceiro internacional à superfície lunar e preparar expedições humanas a Marte para o benefício de todos. A Perseverance alcança o topo da cratera Jezero em Marte, mostrando os avanços contínuos na exploração do planeta vermelho.

Para acessar os documentos da arquitetura “Lua a Marte” da NASA, visite: https://www.nasa.gov/moontomarsarchitecture

Contato com a mídia: Rachel Kraft / Kathryn Hambleton
Sede, Washington
202-358-1600
[email protected] / [email protected]

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.