Ciência

NASA acelera exploração espacial e ciência da Terra em 2024

A NASA celebrou suas realizações em 2024, incluindo o primeiro pouso de novas tecnologias na Lua por uma empresa americana, o lançamento da missão Europa Clipper para estudar a lua gelada de Júpiter, a manutenção de 24 anos de exploração humana contínua fora da Terra a bordo da Estação Espacial Internacional e a primeira apresentação de sua aeronave supersônica silenciosa X-59.

A agência também compartilhou a maravilha de um eclipse total com milhões de americanos, conduziu o voo final do helicóptero Ingenuity em Marte, demonstrou a primeira capacidade de comunicação a laser no espaço profundo, testou a vela solar de próxima geração no espaço, fez novas descobertas científicas com o Telescópio Espacial James Webb, completou uma simulação de um ano em Marte na Terra com a tripulação CHAPEA, anunciou a nova turma de astronautas da Geração Artemis e muito mais.

“Em 2024, a NASA deu um salto gigante após o outro para explorar, descobrir e inspirar – tudo isso enquanto trazia benefícios reais, tangíveis e substanciais para o povo americano e para toda a humanidade”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “Aprofundamos as parcerias comerciais e internacionais que ajudarão a NASA a liderar a humanidade de volta à Lua e depois para as areias vermelhas de Marte. Lançamos novas missões para estudar nosso sistema solar e nosso universo de novas maneiras cativantes. Observamos nossa Terra em mudança através de nossos olhos no céu – nossa frota cada vez maior de satélites e instrumentos – e compartilhamos esses dados com toda a humanidade. E abrimos as portas para novas possibilidades na aviação, novos avanços na Estação Espacial Internacional e novas maravilhas nas viagens espaciais.”

Lua e Marte

A NASA avançou com o programa Artemis, incluindo progressos rumo à sua primeira missão tripulada ao redor da Lua em mais de 50 anos com Artemis II. Foram realizados testes no foguete SLS (Space Launch System), na espaçonave Orion e treinamentos da tripulação. Quinze países assinaram os Acordos Artemis, comprometendo-se com a exploração espacial segura, transparente e responsável com os Estados Unidos.

A iniciativa de Serviços Comerciais de Carga Lunar (CLPS) levou ciência da NASA à superfície lunar com o pouso da Nova-C da Intuitive Machines, e novos experimentos científicos estão programados para o polo sul lunar em 2027. A agência buscou designs inovadores para trazer amostras de Marte para a Terra. O helicóptero Ingenuity Mars encerrou sua missão após três anos e a sonda MAVEN celebrou 10 anos em Marte.

A NASA também identificou nove regiões potenciais de pouso perto do polo sul lunar para a missão Artemis III, formalizou acordos internacionais para o módulo de eclusa de ar do Gateway e um rover pressurizado lunar, realizou testes de tecnologias lunares e trabalhou com a SpaceX e a Blue Origin em seus módulos de pouso lunares.

Observando a Terra

A NASA lançou o satélite PACE para coletar dados sobre a saúde dos oceanos e a qualidade do ar. O instrumento TEMPO forneceu observações da poluição do ar em resoluções sem precedentes. Os CubeSats PREFIRE começaram a coletar dados sobre a radiação infravermelha emitida pelos ambientes ártico e antártico. A agência lançou o Sistema de Coordenação de Resposta a Desastres e abriu um novo Centro de Informações da Terra em parceria com o Smithsonian.

Explorando o Sistema Solar e o Universo

A missão Europa Clipper foi lançada em 14 de outubro para investigar a lua Europa de Júpiter. O Telescópio Espacial James Webb fez descobertas sobre galáxias distantes e atmosferas de exoplanetas. A NASA transferiu uma parte da amostra do asteroide Bennu para a JAXA. A missão Voyager continua coletando dados. A NASA selecionou o telescópio UVEX para desenvolvimento, recebeu componentes para o Telescópio Espacial Roman, lançou um kit de reparo para o NICER e se preparou para o lançamento do SPHEREx.

A agência estabeleceu um escritório de projetos para o Habitable Worlds Observatory. O Sol atingiu o máximo solar em 2024. O Observatório Solar e Heliosférico descobriu seu 5.000º cometa. O Programa de Foguetes de Sondagem da NASA lançou 14 missões. A NASA também estabeleceu a classe Astrophysics Probe Explorers de missões.

Vivendo e Pesquisando no Espaço

Vinte e cinco pessoas viveram e trabalharam a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) em 2024. Quatorze espaçonaves visitaram a ISS, incluindo oito missões de reabastecimento comercial. A NASA recebeu sua nova classe de astronautas da Geração Artemis. Diversas missões tripuladas foram realizadas na ISS, incluindo a Crew-7, a Crew-9 e missões com a Roscosmos. A terceira missão privada de astronautas para a ISS foi concluída com a Axiom Space.

A SpaceX foi selecionada para desenvolver o Veículo de Desorbitagem dos EUA para a ISS. Experimentos científicos e demonstrações de tecnologia foram conduzidos na ISS, incluindo a primeira impressão 3D de metal no espaço e um teste de ferramenta cirúrgica robótica controlada remotamente. Mais de 825.000 fotos da Terra foram tiradas da ISS.

Tecnologia e Parcerias

A NASA testou a vela solar Advanced Composite Solar Sail System e realizou comunicação a laser recorde com a espaçonave Psyche. A agência apoiou testes de cargas úteis de tecnologia por meio do Programa de Oportunidades de Voo, avançou as capacidades de rede autônoma de pequenas espaçonaves e demonstrou tecnologia de medidor de combustível espacial.

A NASA licenciou uma nova superliga impressa em 3D e fabricou hardware de câmara de impulso impresso em 3D. Avanços na descoberta quântica foram feitos usando o Cold Atom Lab. Novos consórcios foram anunciados para pesquisas em biologia espacial. Prêmios foram concedidos para os desafios Break the Ice, Watts on the Moon e Deep Space Food. A NASA lançou um processo colaborativo para identificar desafios técnicos espaciais.

Quase 50 nações aderiram aos Acordos Artemis. A NASA liderou um exercício de simulação com os signatários dos Acordos Artemis. A agência celebrou o eclipse solar total em 8 de abril com eventos presenciais, cobertura online ao vivo e oportunidades de ciência cidadã.

A NASA anunciou o desenvolvimento de sua estratégia de microgravidade em órbita terrestre baixa e modificou acordos com parceiros comerciais da estação espacial. A agência também lançou sua Estratégia de Sustentabilidade Espacial e transmitiu vídeo 4K de uma aeronave para a ISS e vice-versa.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.