Ciência

Aplicativo da NASA para Rastreamento da Estação Espacial é Desenvolvido com Colaboração Popular

Em seu 25º ano de operação, a Estação Espacial Internacional (ISS) continua a ser um símbolo de descoberta e cooperação global. Desde 2012, observadores têm acompanhado a estação espacial através do site Spot the Station da NASA, uma ferramenta baseada em navegador que permite rastrear a ISS e encontrar pontos de observação próximos.

Para ampliar o acesso público a essa funcionalidade, a NASA lançou em 2023 o aplicativo Spot the Station para dispositivos IOS e Android. Até dezembro de 2024, o app já contava com mais de 770 mil usuários em 227 países e territórios, segundo a Ensemble, empresa contratada pela NASA para manutenção do suporte ao aplicativo.

A reformulação da experiência Spot the Station foi uma oportunidade para a NASA coletar opiniões dos usuários, envolvendo-os diretamente no desenvolvimento do novo aplicativo. Allison Wolff, líder de web e plataforma de Operações Espaciais, propôs a ideia de usar o *crowdsourcing* para o desenvolvimento do app.

Em 2022, a equipe de Wolff promoveu três competições de *crowdsourcing*, convidando pessoas do mundo inteiro a criar componentes do novo aplicativo. Os participantes enviaram designs funcionais, incluindo um recurso de realidade aumentada inexistente na versão web e interfaces para telas de login e cadastro. Os vencedores dividiram um total de US$8.550 em prêmios.

Wolff, que já havia trabalhado no Centro de Excelência para Inovação Colaborativa da NASA, conhecia bem os resultados positivos da colaboração público-privada. “A NASA busca incorporar inclusão e inovação em suas operações. Colaboramos com mentes fora da agência, pois as melhores ideias podem vir de lugares inesperados”, afirmou Wolff.

Os designs vencedores não só foram incorporados ao produto final, mas a equipe de desenvolvimento também obteve feedback valioso e perspectivas globais de todos os participantes da competição. “Quando você usa o poder do coletivo e recebe mensagens consistentes sobre um componente ou interface, isso indica o que é fácil de usar”, disse Wolff.

O *crowdsourcing* continua a aprimorar a funcionalidade do aplicativo, incluindo a tradução para seis idiomas, como espanhol, francês e alemão, graças às contribuições dos usuários. O código do aplicativo é de código aberto, permitindo que qualquer pessoa o modifique e use em seus projetos, apoiando o crescimento da ferramenta. A NASA continuará a atualizar e melhorar o aplicativo com o feedback do público.

Para mais oportunidades de participação, visite www.nasa.gov/get-involved/.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.