Rio Grande do Norte
Tendência

Vários serviços serão impactados com paralisação na Receita Federal no Rio Grande do Norte

O movimento liderado pelos Analistas-Tributários ocorre em meio a uma disputa por reajuste salarial e reconhecimento institucional, que, segundo a categoria, foi ignorada pelo governo federal.

Analistas-Tributários da Receita Federal decidiram iniciar paralisações e operações padrão semanais, sempre às quintas-feiras, em todas as unidades do país. A medida, que já começa a impactar diversos serviços, abrange desde orientação ao contribuinte, fiscalização e cobrança de tributos internos, até ações de controle aduaneiro, repressão ao contrabando, descaminho e tráfico de drogas em portos, aeroportos e fronteiras. No Rio Grande do Norte, os efeitos também serão sentidos, com impacto direto no atendimento à população e na tramitação de processos.

A mobilização nacional foi aprovada após o rompimento de um acordo por parte do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), segundo informou o presidente do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), Thales Freitas. A categoria é composta por mais de 6 mil servidores.

Temos um acordo assinado que não está sendo cumprido pelo Ministério da Gestão, que se recusa a abrir a Mesa Específica. Diante da intransigência, os servidores foram obrigados a ampliar a mobilização e iniciar as paralisações. Por ora, vamos paralisar as atividades um dia por semana. Seguimos buscando o diálogo, no entanto, se os negociadores do governo mantiverem esta postura intransigente, seremos obrigados a acirrar ainda mais nossa luta por justiça salarial. É importante também deixar claro que os Analistas-Tributários da Receita Federal estão mobilizados e lutando pelo direito à negociação”, afirmou Freitas em entrevista ao Portal N10.

A paralisação dos Analistas-Tributários da Receita Federal impactará diretamente setores ligados a tributos internos e controle aduaneiro, incluindo áreas essenciais ao funcionamento da administração tributária e da fiscalização federal. Entre os serviços afetados estão:

Setor de Tributos Internos

Controle Aduaneiro e Comércio Exterior

No setor de aduana e comércio exterior, as paralisações devem causar:

  • Redução na fiscalização e controle aduaneiro em portos, aeroportos e fronteiras, prejudicando o fluxo de entrada e saída de mercadorias;

  • Aumento no tempo de verificação de bagagens, o que pode afetar passageiros que transitam por pontos alfandegários;

  • Demora na liberação de mercadorias e veículos, tanto em portos quanto em fronteiras terrestres;

  • Atrasos no desembaraço de passageiros em aeroportos, criando gargalos no controle migratório e sanitário;

  • Queda no número de operações de combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas, armas e munições, o que pode comprometer a segurança das fronteiras e a repressão a crimes transnacionais.

O movimento liderado pelos Analistas-Tributários ocorre em meio a uma disputa por reajuste salarial e reconhecimento institucional, que, segundo a categoria, foi ignorada pelo governo federal após um compromisso formal. Os servidores alertam que, caso não haja retorno às negociações, o movimento poderá se intensificar nas próximas semanas, com impacto ainda mais amplo sobre os serviços prestados à população e ao setor produtivo.

A Receita Federal, até o momento, não se manifestou oficialmente sobre as paralisações nem apresentou um plano de contingência para minimizar os prejuízos ao contribuinte e às operações de comércio exterior.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.