Economia

Receita federal recebe quase 14 milhões de declarações do IRPF em um mês

Em ritmo acelerado, a Receita Federal se aproxima da marca de 14 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) recebidas em apenas um mês. Até as 17h da última quinta-feira (17), o sistema da Receita computou o envio de 13.787.978 declarações.

Este volume representa 29,84% do total de 46,2 milhões de declarações esperadas para este ano. A expectativa da Receita é registrar um aumento de quase 7% em relação a 2024, quando foram entregues 43,2 milhões de declarações. Para auxiliar os contribuintes, o N10 preparou um guia completo sobre como declarar dependentes e otimizar deduções.

Dados sobre as Declarações

De acordo com a Receita Federal, a grande maioria das declarações entregues até o momento (74,2%) dará direito à restituição do Imposto de Renda. Uma parcela de 14,3% dos contribuintes terá imposto a pagar, enquanto 11,4% não apresentarão nem imposto a pagar, nem a receber. A Receita Federal libera a consulta ao lote de restituições da malha fina do IRPF.

Canais de Envio Preferidos

A maior parte dos contribuintes (83,4%) optou por preencher a declaração através do programa de computador. O preenchimento online, que permite salvar um rascunho da declaração na nuvem da Receita, foi utilizado por 10,1% dos contribuintes. Já o aplicativo Meu Imposto de Renda, para smartphones e tablets, respondeu por 6,5% das declarações. Fique atento, pois golpes virtuais no Imposto de Renda 2025 disparam e especialista faz alerta.

Declaração Pré-Preenchida

A declaração pré-preenchida, que oferece uma versão preliminar do documento com dados já inseridos, tem sido cada vez mais utilizada. Um total de 45,2% dos contribuintes que já enviaram a declaração se beneficiaram dessa modalidade, precisando apenas confirmar ou retificar as informações.

A opção pelo desconto simplificado foi escolhida por 56,9% dos contribuintes.

Prazo Final e Obrigatoriedade

O prazo para a entrega da declaração do IRPF 2025 começou no dia 17 de março e se estenderá até as 23h59 do dia 30 de maio. O programa gerador da declaração está disponível para download desde o dia 13 de março.

São obrigados a declarar o Imposto de Renda as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 33.888 durante o ano de 2024, bem como aqueles que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440. No entanto, aqueles que receberam até dois salários mínimos mensais durante 2024 estão dispensados de fazer a declaração, a menos que se enquadrem em outros critérios de obrigatoriedade.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.