São Gonçalo do Amarante
Tendência

Hub dos Correios será inaugurado no Rio Grande do Norte no primeiro semestre de 2025

O novo centro surge como resposta ao crescimento da demanda por produtos importados na região, que representa 23% das encomendas internacionais atendidas pela estatal.

Os Correios confirmaram que o novo Centro de Distribuição Internacional será inaugurado no município de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, durante o primeiro semestre de 2025. O projeto, que ocupa uma área de 9 mil metros quadrados, está sendo desenvolvido nas proximidades do Aeroporto Internacional Aluízio Alves.

O anúncio oficial foi realizado nesta quinta-feira (26) pelo presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, durante uma reunião com a governadora Fátima Bezerra, no Centro Administrativo do Estado. Também estiveram presentes representantes do governo estadual e da superintendência regional dos Correios.

De acordo com o presidente dos Correios, as obras de adaptação na área alugada estão em ritmo avançado. “Hoje, os Correios estão com avanços significativos. Alugamos uma área em São Gonçalo do Amarante, com 9 mil metros quadrados, que está passando por reformas. Ou seja, teremos um espaço amplo para o manuseio de carga. As adequações estão em curso, e teremos um grande centro de distribuição. A previsão é que isso se concretize no primeiro semestre do próximo ano”, afirmou Fabiano.

Além disso, a estatal utilizará, em caráter provisório, um galpão localizado dentro do aeroporto para agilizar o início das operações. O presidente destacou a parceria com a operadora do terminal, a Zurich Airport. “Essa área já pode ser utilizada, necessitando apenas de algumas adaptações rápidas. Contamos com a colaboração da operadora do aeroporto para essa sinergia”, acrescentou.

Primeiro Hub no Nordeste

O Hub potiguar será o primeiro do tipo na região Nordeste e o quarto no país. Atualmente, unidades semelhantes operam no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, consolidando o projeto dos Correios de ampliar a logística de distribuição no território brasileiro.

O novo centro surge como resposta ao crescimento da demanda por produtos importados na região, que representa 23% das encomendas internacionais atendidas pela estatal. Essa estratégia busca reduzir os prazos de entrega e otimizar a distribuição de mercadorias no Nordeste.

Segundo a governadora Fátima Bezerra, a escolha do Rio Grande do Norte como sede do empreendimento foi baseada em estudos técnicos que identificaram São Gonçalo do Amarante como o local mais viável. “É uma enorme satisfação para o Rio Grande do Norte receber este centro de distribuição. É uma discussão que começou anos atrás, com o estudo de viabilidade técnica mostrando que São Gonçalo do Amarante é a área mais adequada para o serviço logístico. Queremos dar início ainda no primeiro semestre”, ressaltou Fátima.

Benefícios para o mercado regional e nacional

A implantação do Hub logístico deve ampliar significativamente a capacidade de processamento dos Correios. Em pleno funcionamento, o centro será capaz de manusear até 40 mil encomendas por dia, aumentando a eficiência no atendimento das demandas da região.

Além disso, a estrutura tem o potencial de fomentar novos negócios ligados a marketplaces e atrair operações logísticas de importação e exportação. Segundo Fabiano dos Santos, as negociações com operadores internacionais de carga terão início em janeiro de 2024. “Vamos iniciar as negociações com os operadores internacionais a partir de janeiro para negociar as condições de operação”, afirmou.

Outra inovação será o suporte para produtos perecíveis da região, como os provenientes da fruticultura e pesca. “O avião cargueiro chega aqui no Rio Grande do Norte e, daqui, já retorna com peixe ou mamão”, explicou Fabiano, destacando o planejamento para instalação de galpões refrigerados destinados ao armazenamento desses produtos.

Com a localização estratégica próxima ao Aeroporto Aluízio Alves, o novo Hub promete reduzir custos e prazos de entrega, beneficiando tanto consumidores quanto empresas que utilizam serviços de logística na região. A iniciativa também deve alavancar a competitividade do Nordeste no mercado internacional.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.