Agenda CulturalSão Gonçalo do Amarante
Tendência

São Gonçalo do Amarante celebra o centenário de Dona Militana com festival

A abertura oficial do festival será às 13h30, no Teatro Municipal, com apresentações culturais e a exposição “Vida e História de Dona Militana”, destacando sua trajetória e contribuição para a cultura popular.

A cidade de São Gonçalo do Amarante se prepara para celebrar o legado de Dona Militana, considerada a maior romanceira do Brasil. Nesta quarta-feira, dia 19, a prefeitura promove o primeiro Festival Dona Militana, em homenagem ao centenário de nascimento da artista que marcou a cultura potiguar e brasileira.

O evento será realizado no Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante, com início às 13h30. A programação inclui palestras, mesas redondas, lançamento de livro, exposições e um concerto especial.

Programação do festival:

  • 13h30: Abertura com a apresentação de “Meu Pequeno Cisne”, de Hailton Mangabeira.
  • 15h: Palestra sobre a vida e obra de Dona Militana, conduzida pela escritora Clotilde Tavares.
  • 16h: Mesa redonda com o tema “Dona Militana: Memórias, voz e legado – Relatos de quem viveu a história”, com a participação de Gutemberg Costa, presidente da Comissão Norte-rio-grandense de Folclore, e outros convidados.
  • 18h30: Lançamento do livro “Militana Salustino, romanceira centenária: Almanaque histórico”, de autoria da professora Maria Tereza de Oliveira, da Editora RN.
  • Concerto de encerramento com a Banda de Música Municipal, sob a regência do maestro Aldo Correia.

Além das atividades mencionadas, o público poderá conferir a exposição “Vida e História de Dona Militana”, que destaca a trajetória e a contribuição da artista para a cultura popular. 

Nascida em 1925, Dona Militana desde cedo demonstrava talento para a recitação de romances. Trabalhando na roça, ela memorizava e transmitia canções sobre histórias de reinos medievais, algumas com mais de 700 anos. Sua projeção nacional teve início na década de 1990, por meio do trabalho do folclorista Deífilo Gurgel. A artista gravou o CD triplo “Cantares”, onde registrou os 54 romances preservados em sua memória. Dona Militana faleceu em 2010, em sua residência.

Serviço:

Festival Dona Militana

Data: 19 (quarta-feira)

Horário: A partir das 13h30

Local: Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante

Acesso gratuito.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.