Rio Grande do Norte

RN cadastra 245 projetos eólicos para o “leilão A-6” em agosto

A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou na semana passada o edital do leilão de geração Nº 03/2018 – “A-6”, para contratar energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração. O leilão será realizado em 31 de agosto e o início de suprimento de energia elétrica proposto é para janeiro de 2024.

O Rio grande do Norte cadastrou para o certame 245 projetos de geração de energia eólica, que juntas somam uma oferta de 7.244 megawatts (mw) de potência instalada. O Estado também cadastrou um projeto de geração térmica com 1.700 mw de potência instalada.

Para o leilão foram definidos três produtos: dois na modalidade por quantidade de energia elétrica para empreendimentos de geração oriundos de fonte hidrelétrica com prazo de suprimento de 30 anos, e de fonte eólica com prazo de suprimento de 20 anos. Na modalidade por disponibilidade para empreendimentos de geração de fonte termelétrica à biomassa, carvão e gás natural, o prazo de suprimento é de 25 anos. O custo marginal de referência do leilão será de R$308/MWh.

“Com a realização do leilão A-6, deverão sair mais projetos eólicos vitoriosos. Isso pode garantir boas perspectivas para Rio Grande do Norte”, analisa Jean-Paul Prates, presidente do Sindicato das Empresas do Setor Energético do Rio Grande do Norte (SEERN).

Para este leilão, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) cadastrou 1.090 projetos, totalizando 59.116 MW de potência instalada. Desse montante, 928 projetos referem-se a empreendimentos eólicos, 66 de pequenas centrais hidrelátricas (PCHs), sete de hidrelétricas (UHE’s), 23 de centrais geradoras hidrelátricas (CGHs), 25 de termelétricas a biomassa, dois de termelétricas a carvão e o restante (39) de termelétricas a gás natural.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.