O Governo do Rio Grande do Norte anuncia o lançamento do Programa Costura + RN, um projeto ambicioso que visa impulsionar o setor de confecções no estado. A cerimônia de lançamento e assinatura do decreto que oficializa o programa acontece nesta quinta-feira, dia 3 de abril, no auditório da Governadoria.
O Costura + RN tem como principal objetivo gerar oportunidades e renda no setor de confecções, oferecendo:
- Capacitação em costura industrial.
- Treinamento em empreendedorismo.
- Acesso facilitado a crédito.
- Promoção da moda potiguar.
A iniciativa busca atender à crescente demanda por formação profissional na área de confecções no Rio Grande do Norte, um estado com grande potencial nesse setor.
A governadora Fátima Bezerra destacou a importância do programa: “Trata-se de uma iniciativa importantíssima, porque significa oportunidades. Esse programa vai qualificar em uma área na qual o Estado já demonstrou ter um grande potencial. Com essas ações agora ampliadas e coordenadas com o crédito e a promoção da moda potiguar, os resultados serão extraordinários em termos de geração de renda e trabalho“.
O programa será executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) em parceria com outras instituições. Serão oferecidos cursos de qualificação em oficinas de costura e empreendedorismo, além de acesso a crédito facilitado para a aquisição de máquinas para os microempreendedores capacitados, com acompanhamento de políticas de assistência social. A promoção da moda potiguar, através de eventos que destacarão a qualidade da produção local, também está contemplada no programa.
A meta do programa é formar 1.850 alunos em cursos de corte e costura, abrangendo 37 municípios do estado. A SEDEC e o SENAI-RN já capacitaram mais de 850 alunos em cursos similares. O Costura + RN ampliará esse alcance, qualificando profissionais em municípios com vocação para o setor, além de oferecer capacitação em empreendedorismo.
Em parceria com a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), o programa oferecerá crédito facilitado para a aquisição de máquinas, equipamentos e acessórios têxteis. Os participantes da capacitação receberão orientação e recursos com condições especiais para o financiamento das máquinas necessárias à produção, incentivando a criação de microempreendimentos. Além disso, o Banco do Nordeste irá destinar R$ 138,6 milhões para impulsionar a inovação no RN em 2025, um fator que também pode contribuir para o sucesso dos novos empreendedores.
Promoção da Moda Potiguar
O Costura + RN, em colaboração com o SEBRAE-RN, promoverá a moda potiguar por meio de eventos, desfiles, exposições e rodadas de negócios. O objetivo é estimular os micro e pequenos empreendedores a expandir seus mercados, fortalecendo a visibilidade dos produtos de confecções do Rio Grande do Norte.
A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS) acompanhará os beneficiários do programa, buscando a inserção no mercado de trabalho ou incentivando iniciativas empreendedoras com orientação e planejamento, com foco na política de economia solidária e no trabalho associativo.
Municípios contemplados na primeira etapa
Nesta fase inicial, o Costura + RN será implementado nos seguintes municípios:
- Acari
- Afonso Bezerra
- Campo Grande
- Campo Redondo
- Ceará-Mirim
- Cruzeta
- Currais Novos
- Governador Dix-Sept Rosado
- Lucrécia
- Parelhas
- Patu
- Poço Branco
- Santo Antônio
- São Fernando
- São Miguel
- Touros
- Umarizal
- Baraúna
- Caraúbas
- Extremoz
- Felipe Guerra
- Grossos
- Jandaíra
- Jardim de Seridó
- Lagoa d’Anta
- Macaíba
- Messias Targino
- Nova Cruz
- Porto do Mangue
- Riachuelo
- São Paulo do Potengi
- São Rafael
- Serrinha
- Serrinha dos Pintos
- Severiano Melo
- Upanema
- Venha-Ver
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.