Rio Grande do Norte
Tendência

Professores da rede estadual do RN aprovam indicativo de greve por tempo indeterminado

O principal motivo da reivindicação da categoria é o pedido de reajuste salarial de 6,27% para todos os níveis da carreira.

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (19), professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte decidiram aprovar um indicativo de greve por tempo indeterminado. A reunião, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte), ocorreu no Centro Administrativo do Estado, em frente à sede da Governadoria.

A aprovação do indicativo de greve demonstra que a maioria dos professores é favorável à paralisação das atividades. Uma nova assembleia está agendada para o dia 25 de fevereiro, às 14h, quando será definida a data de início da greve.

O principal motivo da reivindicação da categoria é o pedido de reajuste salarial de 6,27% para todos os níveis da carreira. Em contrapartida, o Governo do Estado manifestou que, no momento, só pode assegurar o reajuste para os profissionais que recebem abaixo do piso salarial nacional, estabelecido pelo Ministério da Educação em R$ 4.867,77. 

O reajuste de 6,27% para o piso salarial do magistério foi definido pelo MEC no início deste ano. No Rio Grande do Norte, a Lei Complementar 322/2006 determina que os reajustes concedidos aos professores sejam aplicados a toda a carreira, incluindo aposentados e pensionistas. Essa é uma particularidade do estado, não uma exigência federal.

Apesar de o Ministério da Educação reajustar anualmente apenas o piso nacional, a legislação do Rio Grande do Norte exige que o aumento seja estendido a todos os professores. Até então, a governadora Fátima Bezerra (PT) sempre defendia o cumprimento dessa lei.

No entanto, neste ano, o Estado alega não poder garantir o pagamento para toda a categoria, justificando a decisão com base em uma decisão judicial do ano anterior, que suspendeu o pagamento dos reajustes de 2023, atendendo a um pedido do Ministério Público. 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.