A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou um ambicioso projeto de revitalização da área do Sambódromo, que inclui a demolição completa do Elevado 31 de Março. A informação foi divulgada no site da Prefeitura no último domingo (8).
Segundo a administração municipal, a remoção do elevado, que liga o Centro à Zona Sul e passa ao lado do Sambódromo, visa solucionar problemas causados durante os desfiles das escolas de samba. A estrutura impede o fluxo livre na Avenida Presidente Vargas, onde ocorre a concentração das escolas, e a altura do viaduto causa colisões com os carros alegóricos.
O projeto, inspirado na obra do arquiteto Oscar Niemeyer, prevê a construção de um túnel sob a linha férrea que conecta a região portuária ao bairro de Santo Cristo. Uma nova estrutura, inspirada no Congresso Nacional, será erguida na Avenida Presidente Vargas, sobre a entrada desse túnel. O prefeito Eduardo Paes declarou: “Vamos voltar a fazer do Rio de Janeiro o centro do mundo. Essa cidade é incrível, ela é desejada, e a gente precisa fazer a nossa parte, que tem a ver com realidade, com execução, com trabalho”.
A demolição do Elevado 31 de Março, que abrangerá toda a sua extensão, da região portuária até o túnel Santa Bárbara, liberará uma área de aproximadamente 700 mil metros quadrados. Este espaço será destinado à criação de um novo distrito integrado ao Sambódromo, incluindo:
- Melhorias na Passarela do Samba;
- Construção de um museu do samba em terreno atualmente usado para armazenamento de carros alegóricos, atrás da Praça da Apoteose;
- Um novo parque e uma casa de espetáculos no Terreirão do Samba.
- Construção de prédios residenciais.
Além disso, o projeto inclui a requalificação completa da infraestrutura viária e de outros sistemas da região.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.