Quatro policiais militares foram afastados de suas funções após a morte de Bárbara Kelly Araújo Nascimento, 34 anos, durante uma operação de combate ao tráfico de drogas na comunidade do Passo da Pátria, zona Leste de Natal. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed) em coletiva realizada nesta segunda-feira (14).
Os agentes, que pertencem à Força Tática do 1º Batalhão, serão designados para atividades administrativas enquanto são conduzidos dois inquéritos – um pela Polícia Militar e outro pela Polícia Civil – para apurar as circunstâncias da morte.
De acordo com o Comandante Geral da PM, Coronel Alarico Azevedo, a ação policial resultou na prisão de um homem por tráfico de drogas. Essa prisão, segundo ele, indica que a operação era parte das atividades rotineiras da polícia na área. Contudo, a origem do disparo que vitimou Bárbara Kelly Araújo ainda é desconhecida e será um dos focos da investigação.
“Nesta ocorrência, um cidadão foi detido com balança, com drogas, e conduzido à delegacia. Daí por diante, com relação aos disparos e também com relação a pessoa alvejada que foi à óbito, isso será investigado no inquérito”, declarou o Coronel Azevedo.
A previsão é que o inquérito da Polícia Militar seja concluído em 30 dias.
Revolta na comunidade
O caso ocorreu na tarde do último sábado (12). Segundo relatos, Bárbara Kelly estava na frente de sua casa, próxima à filha, quando foi atingida por um disparo que atravessou seu braço e atingiu o coração. Ela foi socorrida e levada ao Hospital Walfredo Gurgel, mas não resistiu.
Após a morte de Bárbara Kelly, moradores do Passo da Pátria realizaram protestos, alegando que o disparo que a atingiu partiu dos policiais. Os manifestantes bloquearam a avenida do Contorno com barricadas em chamas. O Batalhão de Policiamento de Choque da PMRN foi acionado para conter os protestos e apoiar o trabalho do Corpo de Bombeiros.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.