Natal se prepara para sediar a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League Challenge (FLL) nos dias 14 e 15 de fevereiro. O evento, uma iniciativa do SESI Escola, reunirá cerca de 300 crianças e adolescentes na Estação Cidadania, localizada na Av. do Baião, 2908, Lagoa Azul.
Com entrada gratuita e aberta ao público, o torneio celebra 10 anos de realização do SESI/RN e promete ser um espaço de inovação, aprendizado e tecnologia para jovens de 9 a 16 anos.
A FLL é uma competição internacional que desafia jovens a desenvolverem soluções inovadoras, aplicando conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) na construção e programação de robôs de Lego. Além da competição, a FLL incentiva o trabalho em equipe, a criatividade e o pensamento crítico.
Dinâmica do evento
Durante o torneio, as equipes apresentarão seus projetos e enfrentarão missões no tapete oficial da FLL, testando suas habilidades e estratégias. O evento será realizado em dois dias:
- 14 de fevereiro: das 8h às 18h
- 15 de fevereiro: das 7h30 às 12h
Incentivo ao ensino STEM e Inclusão Digital
A competição representa um grande incentivo ao ensino de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), além de promover a inclusão digital e despertar o interesse dos jovens pelo universo da robótica. Projetos como este do SESI incentivam a educação de qualidade e a inclusão digital.
Este ano, o evento abre as portas para o público em geral que deseja assistir à competição. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/torneio-de-robotica—-sesi-rn/2823443.
Ana Karenine Medina, Gestora de Educação do SESI/RN, destaca a importância do evento para a educação e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro. Segundo ela, o torneio incentiva a educação de qualidade e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro.
“O tema deste ano nos convida a explorar novas fronteiras do conhecimento e a propor soluções para desafios contemporâneos. A cada edição, vemos equipes cada vez mais preparadas e engajadas em projetos que não só demonstram domínio técnico, mas também um profundo senso de impacto social e sustentabilidade. Essa é a essência da robótica educacional: formar cidadãos inovadores, críticos e protagonistas do próprio futuro”, garante Ana Karenine.
Ana Karenine complementa: “Nossa perspectiva para esta edição é que, mais uma vez, os estudantes se surpreendam com sua dedicação, inteligência e espírito de equipe. Sabemos que daqui sairão ideias brilhantes, que podem inspirar soluções reais para o mundo. E, acima de tudo, esperamos que este torneio continue a ser um espaço de aprendizado, troca de experiências e crescimento para todos os envolvidos”.
O Torneio de Robótica First Lego League Challenge (FLL) é uma realização do SESI/RN e conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer de Natal.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.