A Prefeitura de Natal anunciou a remoção de 1.700 toneladas de lixo das galerias pluviais da cidade em um período de 15 dias. A ação, intensificada no final do mês passado, visa mitigar os alagamentos que afetam diversas áreas da capital potiguar durante o período chuvoso.
A iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), busca desobstruir a rede de drenagem, um dos principais fatores que contribuem para o acúmulo de água nas ruas. O trabalho tem contado com o auxílio de tecnologia avançada, incluindo um sistema de videomonitoramento robotizado, além de caminhões de sucção e hidrojato.
Até o momento, foram desobstruídas 142 bocas de lobo e 22 poços de visita em Natal. Além da limpeza, as equipes da Seinfra também estão identificando e corrigindo problemas existentes nas redes de drenagem.
Shirley Cavalcanti, secretária da Seinfra, destacou o esforço da Prefeitura para minimizar os impactos das chuvas na cidade: “A prefeitura vem atuando fortemente na limpeza das redes de drenagem para que com as chuvas, o problema não seja agravado ainda mais. Estamos com as equipes nas ruas, mapeando os pontos críticos e os corrigindo“.
A secretária também mencionou a criação de um programa de inspeção em parceria com a Semurb (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo) para combater as ligações clandestinas na rede de drenagem. A medida visa coibir o descarte irregular de esgoto e outros resíduos nas galerias pluviais, prática que agrava o problema dos alagamentos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.