Natal
Tendência

Natal amplia vacinação contra HPV para jovens de até 19 anos

A população pode procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h.

A Prefeitura de Natal anunciou a ampliação da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para jovens de até 19 anos. Agora, adolescentes e jovens que não tenham recebido nenhuma dose do imunizante podem procurar um dos pontos de vacinação disponíveis na cidade para garantir a proteção contra o vírus, que está diretamente relacionado a diversos tipos de câncer.

O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que pode levar ao desenvolvimento de cânceres como os de colo do útero, pênis, ânus e boca. A vacina oferecida na rede pública é a versão quadrivalente, que protege contra os tipos virais 6, 11, 16 e 18. Os dois últimos estão associados a cerca de 71% dos casos de câncer de colo de útero e a mais da metade dos cânceres relacionados ao HPV.

Quem pode se vacinar?

A imunização segue o esquema de dose única para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos. Com a ampliação, jovens de 15 a 19 anos, 11 meses e 29 dias que nunca receberam a vacina também podem ser imunizados. A medida busca oferecer uma nova oportunidade para aqueles que não tomaram o imunizante na faixa etária recomendada anteriormente.

A chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), Veruska Ramos, destacou a importância dessa ampliação e fez um chamado para os jovens aproveitarem a oportunidade. “Convidamos esses jovens a procurarem um ponto de vacinação para receberem a proteção contra o HPV, principalmente os com idade entre 15 e 19 anos que não tomaram a vacina no período em que eram público-alvo e que agora contam com essa nova chance, pois a vacinação contra o HPV é uma grande aliada no combate à infecção e traz uma proteção importante, já que o vírus da doença é responsável por alguns tipos de cânceres que mais acometem as pessoas”, afirmou.

Grupos prioritários também devem se vacinar

Além do público-alvo principal, a vacinação contra o HPV também está disponível para pessoas que fazem parte de grupos prioritários, os quais devem receber duas ou três doses, respeitando os intervalos recomendados. Fazem parte desses grupos:

  • Pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR);
  • Pessoas entre 15 e 45 anos que utilizam profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP);
  • Pessoas imunocomprometidas;
  • Portadores de HIV e Aids, entre 9 e 45 anos;
  • Pacientes oncológicos;
  • Transplantados;
  • Vítimas de violência sexual.

Onde se vacinar?

A população pode procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Além disso, há pontos extras de vacinação nos seguintes locais:

  • Shopping Midway Mall e Partage Norte Shopping – funcionamento de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h.

Para a imunização, é necessário apresentar um documento de identificação e o cartão de vacinação.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.