Nesta sexta-feira (27), o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) deu início a alterações significativas no trânsito de Ponta Negra, zona Sul de Natal. As mudanças afetam dois pontos estratégicos: a Avenida Engenheiro Roberto Freire e o cruzamento da Rota do Sol com as avenidas Praia de Búzios e Estrela do Mar.
No trecho da Avenida Roberto Freire próximo à feira de artesanato de Ponta Negra e à tradicional árvore de Natal, foi proibida a conversão à esquerda para quem trafega no sentido Via Costeira. A mudança atinge motoristas que seguem pela Avenida Praia de Tibau, vindos do conjunto Ponta Negra.
Com a proibição, os motoristas têm agora duas alternativas:
- Converter à direita, seguir até a rotatória da Rota do Sol, nas proximidades do condomínio Duna Barcane, e retornar.
- Seguir pela Avenida Praia de Ponta Negra, onde está localizada a árvore de Natal, até a rotatória próxima ao Praia Shopping, onde poderão fazer o retorno.
Ainda não foi confirmado se a medida será permanente ou apenas temporária. Enquanto isso, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) estão no local para orientar os motoristas e organizar o fluxo de veículos.
Mudanças na Rota do Sol

Outra modificação foi implementada no cruzamento da Rota do Sol com as avenidas Praia de Búzios e Estrela do Mar, também em Ponta Negra. A partir de agora, está proibida a conversão à esquerda em ambos os sentidos da via. Motoristas ainda podem realizar conversões à direita ou seguir em frente normalmente.
A mudança tem como objetivo principal otimizar o trânsito, reduzindo os tempos de espera nos semáforos. Segundo o engenheiro de trânsito do Detran, Mizael Gadelha, os ajustes trouxeram uma redução significativa no tempo do semáforo vermelho.
Para o fluxo no sentido Pium/Ponta Negra, o tempo de espera no sinal vermelho foi reduzido de 69 para 22 segundos, enquanto o tempo de sinal verde passou de 26 para 46 segundos. Já no sentido contrário, Ponta Negra/Pium, o tempo de espera no semáforo foi reduzido de 42 para 26 segundos.
“A intervenção passará por um período de testes e observação do setor de Engenharia do Detran. Nosso objetivo é reduzir o tempo de espera dos veículos, aumentar a duração do sinal verde, o que contribuirá para maior segurança e um fluxo de trânsito mais eficiente”, explicou Gadelha.
Suporte e orientação aos motoristas
Durante a fase inicial de testes, o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) foi acionado para monitorar e organizar o trânsito. Além disso, a Subcoordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran promoveu uma ação educativa junto aos motoristas na manhã desta sexta-feira, com orientações sobre as novas regras de circulação na região.
Motoristas que desejarem realizar conversões agora devem optar pela rotatória da Rota do Sol no cruzamento com a Avenida Engenheiro Roberto Freire. O Detran reforça que todas as alterações têm como objetivo melhorar o fluxo de veículos, garantir maior segurança e reduzir congestionamentos nas áreas afetadas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.