Rio Grande do NorteCidadania
Tendência

Mutirão do Projeto Pai Legal oferece exames de DNA gratuitos no RN

Este mutirão representa uma importante iniciativa do MPRN para garantir os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, especialmente o direito à identidade e à família.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) anunciou a realização do primeiro mutirão de 2025 do Projeto Pai Legal, uma iniciativa que visa garantir o reconhecimento de paternidade de crianças e adolescentes. O evento está programado para o dia 22 de fevereiro, das 10h às 18h, no shopping Midway Mall, em Natal, e oferecerá exames de DNA gratuitamente.

O mutirão é direcionado a crianças e adolescentes que não possuem o nome do pai em seus registros de nascimento. Durante o atendimento, serão disponibilizadas duas modalidades de reconhecimento: o voluntário, que exige a presença da mãe e do pai biológico, e o reconhecimento por meio de exame de DNA, para os casos em que haja dúvidas sobre a paternidade. Para a coleta de material biológico (sangue ou saliva), é necessária a presença do suposto pai e da criança ou adolescente.

Atendimento e documentação necessária

A participação no mutirão é livre, sem necessidade de agendamento prévio. Para serem atendidas, as pessoas interessadas devem apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento da criança ou do adolescente.
  • Documento de identidade da mãe.
  • Endereço e telefone do suposto pai (esses dados são essenciais para os casos em que o reconhecimento voluntário ou a coleta de material biológico não forem possíveis).

Nos casos em que o suposto pai se recusar a comparecer ao evento ou a realizar a coleta de material genético, o MPRN iniciará um procedimento extrajudicial para acompanhar a situação da criança ou adolescente.

Como funciona o Projeto Pai Legal?

O projeto tem como objetivo principal assegurar o direito ao nome do pai no registro civil de crianças que ainda não possuem a filiação paterna reconhecida formalmente. Inicialmente, as unidades do Ministério Público fazem um levantamento em escolas para identificar esses casos. Após essa etapa, é instaurado um procedimento extrajudicial onde as mães são convidadas a fornecer informações sobre a paternidade.

Em seguida, o MPRN busca identificar o suposto pai e tenta o reconhecimento voluntário. Se isso não ocorrer, um exame de DNA é proposto. Em situações mais complexas, pode ser necessário o ajuizamento de uma ação de investigação de paternidade. A ação no Midway Mall oferecerá tanto os exames de DNA quanto o atendimento inicial por servidores do MPRN. Caso necessário, a coleta de material genético será realizada no local.

Este mutirão representa uma importante iniciativa do MPRN para garantir os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, especialmente o direito à identidade e à família.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.