Em menos de dois meses desde a sua implementação, o novo serviço de ortopedia de baixa e média complexidade, estabelecido pelo Governo do Estado no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, já superou a marca de 1.000 atendimentos e realizou mais de 100 cirurgias.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), tem como objetivo principal descentralizar o atendimento e aliviar a pressão sobre o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.
O serviço beneficia diretamente pacientes de seis municípios da Região Metropolitana, que antes precisavam se deslocar até Natal para receber atendimento ortopédico. Com a nova unidade em Macaíba, os casos de menor complexidade são atendidos localmente, permitindo que o Walfredo Gurgel concentre seus recursos em casos mais graves e complexos.
A Sesap informou que, como reflexo da descentralização dos atendimentos, os corredores do pronto-socorro do Walfredo Gurgel voltaram a ficar menos movimentados na tarde desta quarta-feira (2), demonstrando a eficácia da nova estratégia.
O projeto foi viabilizado por meio de um financiamento de R$ 10,8 milhões do Ministério da Saúde, que possibilitou a estruturação e o custeio do serviço. “Este investimento reflete o compromisso do governo em fortalecer a rede de saúde pública e garantir o acesso da população a serviços de qualidade mais próximos de suas residências“, afirmou a Sesap.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.