Governo do RN pisa no acelerador e já tem 500 quilômetros de estradas restauradas

Governo do RN pisa no acelerador e já tem 500 quilômetros de estradas restauradas
A maioria dessas estradas foi construída há muito tempo, cerca de 40, 50 anos e nunca haviam passaram por uma reforma deste porte - Foto: Carlos Costa

O Governo do Rio Grande do Norte atingiu uma importante marca na recuperação da malha rodoviária estadual: já são 500 quilômetros de estradas restauradas, contemplando trechos estratégicos para o transporte de cargas, o turismo e o deslocamento diário de milhares de pessoas. Essa extensão equivale à distância entre Natal e Fortaleza, trazendo benefícios diretos à segurança e à economia local.

Entre os trechos restaurados, o mais extenso é o da RN-288, que conecta Acari a Caicó, no Seridó. Com 53 quilômetros, o trajeto passou por reconstrução estrutural, pavimentação, e recebeu sinalização horizontal e vertical. A reforma também incluiu a readequação de pontos críticos para suportar o transporte de cargas. “Há décadas, essa estrada não passava por uma reforma de verdade”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Outro trecho concluído foi o da RN-177, entre Pau dos Ferros e São Miguel, no Oeste potiguar. A rodovia, que é uma rota essencial para o comércio e a integração com o Ceará, recebeu investimentos de R$ 30,79 milhões para a recuperação de seus 41 quilômetros. Já no Agreste, a RN-093, que liga o entroncamento da RN-003 a Passa e Fica, até a divisa com a Paraíba, também foi restaurada.

Na Região Metropolitana de Natal, a RN-312, conectando Macaíba a São Gonçalo do Amarante, está em fase final, com conclusão prevista para dezembro. A obra, de 12 quilômetros, custou R$ 9,91 milhões e já passou pela pavimentação, restando apenas a sinalização viária.

Benefícios para as comunidades locais

Governo do RN pisa no acelerador e ja tem 500 quilometros de estradas restauradas
A maioria dessas estradas foi construída há muito tempo, cerca de 40, 50 anos e nunca haviam passaram por uma reforma deste porte – Foto: Carlos Costa

Moradores das áreas beneficiadas comemoraram as melhorias. Francisco Roseno da Silva, agricultor da comunidade Barro Duro, em Macaíba, relatou impactos positivos no comércio. “Hoje trouxe banana, cebola e batata, e já vendi quase tudo. A pista melhorou muito o meu negócio”, afirmou. Ele e outras 12 famílias da região dependem da agricultura familiar, que agora tem mais facilidade para escoar a produção.

Luciano Rocha, marceneiro de São Gonçalo do Amarante, ressaltou a melhora na logística e na segurança. “Antes, a estrada era muito esburacada e perigosa. Agora parece um tapete, até parece rodovia federal”, comentou.

Para a comerciante Maria de Fátima Ferreira, de 61 anos, o aumento no fluxo de veículos deve alavancar as vendas em seu bar. “Sempre arrumavam a estrada de forma paliativa, mas agora o trabalho foi bem feito. Espero ter muita gente agora comendo o meu churrasquinho.”

Foco no desenvolvimento regional

O Programa de Restauração de Rodovias Estaduais, em sua primeira fase, está investindo R$ 428 milhões para reabilitar a infraestrutura rodoviária. Esses recursos foram obtidos por meio da adesão do estado ao Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF). Segundo o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, o governo já está finalizando um novo plano para 2025, que prevê a restauração de 770 quilômetros adicionais. Além disso, está em negociação com o Banco Mundial um contrato para o Programa Governo Cidadão, que permitirá a recuperação de 400 quilômetros de rodovias e a construção de outros 100 quilômetros.

O trecho da RN-015, que conecta Mossoró a Baraúna, é outro exemplo de obra estratégica, facilitando o escoamento da produção industrial e agrícola, além de beneficiar trabalhadores e estudantes. “A recuperação dessa estrada, além de diminuir consideravelmente os riscos de acidentes, melhorou bastante o fluxo. É uma conquista gigante para a região”, afirmou Jackson Douglas, morador de Baraúna.

Na primeira fase do programa, 10 trechos rodoviários foram restaurados, como a RN-233, que liga Assu a Triunfo Potiguar. Essa rodovia é uma peça-chave para o escoamento de produtos agrícolas e o fortalecimento de novos mercados.

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