Rio Grande do Norte

Caos no Walfredo Gurgel: vários pacientes, incluindo idosa de 109 anos, aguardam por cirurgias

"O que existe é uma omissão e um descaso com a população", afirma o Sindsaúde

Os pacientes que precisaram recorrer ao pronto-socorro do maior hospital do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (11), se depararam com um cenário apavorante no Walfredo Gurgel. Isso porque, devido à superlotação da unidade, muitos pacientes estão alojados em cima de macas pelos corredores do hospital aguardando leitos e cirurgias.

Inclusive, uma dessas pacientes que aguardam uma cirurgia ortopédica é Maria Lopes dos Santos, uma idosa de 109 anos que deu entrada no hospital nesta última terça-feira (10), com uma fratura no fêmur e até o fechamento desta matéria, sequer havia previsão de quando ela seria operada.

Ela é apenas uma das pacientes que sofrem com as atuais condições na principal unidade pública de saúde do estado. A situação foi acentuada com a greve dos anestesistas desde meados de dezembro. Os profissionais reclamam da falta de pagamento do Governo do Estado e Prefeitura de Natal.

De acordo com informações repassadas por trabalhadores do hospital ao Sindsaúde/RN, até o início da tarde dessa quarta-feira, havia 80 pacientes nos corredores do hospital. Desse total, 57 aguardavam uma cirurgia ortopédica, entre eles jovens, adultos e outros idosos que também estão com o fêmur fraturado.

Caos no Walfredo Gurgel: vários pacientes, incluindo idosa de 109 anos, aguardam por cirurgias
Foto: Cedida

O Sindsaúde reclama da sobrecarga de trabalho para os profissionais. Nesta quarta-feira (11), por exemplo, cada técnico de enfermagem do pronto-socorro do Walfredo Gurgel estava responsável por 15 pacientes de uma só vez.

Embora a superlotação das unidades de saúde de Natal e do Rio Grande do Norte não sejam mais novidades, é extremamente preocupante, pois coloca diretamente a vida das pessoas em risco.

Está tão lotado que os pacientes estão amontoados em cima de macas pelos corredores até próximo a entrada do necrotério. Muitos esperando cirurgias, correndo risco de perder um membro e totalmente expostos a vírus e bactérias hospitalares. É desumano deixar a situação chegar a esse ponto”, desabafa um dos trabalhadores do hospital (em anônimo) sobre a situação do Walfredo Gurgel.

O que existe é uma omissão e um descaso com a população, pois a saúde não é prioridade para esse governo, que já fechou serviços e que deixa a situação do Walfredo chegar a esse ponto”, destaca Rosália Fernandes diretora do Sindsaúde e que também trabalha no hospital.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.