Rio Grande do Norte
Tendência

Bancários do BB e da Caixa Econômica entram em greve no RN

A mobilização no Rio Grande do Norte pode ganhar adesão em outros estados conforme novas reuniões forem realizadas pelas categorias.

A partir desta segunda-feira (9), os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte entraram em greve por tempo indeterminado. A decisão foi unânime e ocorreu após a categoria rejeitar a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em assembleia realizada na última sexta-feira (6).

A mobilização, organizada pelo Sindicato dos Bancários do RN, foi comunicada pelas redes sociais e reflete a insatisfação dos trabalhadores diante das condições oferecidas.

A proposta da Fenaban incluía um reajuste salarial de 4,64% para 2024, com um ganho real de 0,7%, além de um aumento de 15% nos pisos salariais. Para 2025, o aumento previsto seria de 0,6% acima da inflação. Entretanto, os bancários consideraram esses índices insuficientes.

Depois de um lucro de mais de R$ 145 bilhões em 2023, nem nos piores pesadelos imaginávamos que as empresas sequer pudessem propor um reajuste abaixo da inflação. É sucatear o salário do trabalhador, que já perdeu o poder de compra há muito tempo“, afirmou o sindicato em nota.

Vagas para mulheres e outras concessões

Além da proposta salarial, os bancos incluíram medidas adicionais, como a criação de 3.000 vagas de formação para mulheres na área de Tecnologia da Informação (TI) e o reajuste na verba destinada à requalificação, que passaria a ser de R$ 2.285,00. Ainda assim, essas iniciativas não foram suficientes para atender às expectativas da categoria no estado.

Mobilização limitada ao RN?

No momento, a paralisação afeta apenas as agências bancárias no Rio Grande do Norte. Em outros estados, como São Paulo, as assembleias ocorrerão nesta segunda-feira (9). No caso específico dos funcionários do Banco do Brasil em São Paulo, o acordo coletivo foi aceito. No entanto, os trabalhadores da Caixa Econômica Federal filiados ao Sindicato dos Bancários de São Paulo rejeitaram a proposta salarial oferecida e aguardam uma nova assembleia para definir os próximos passos das negociações.

A mobilização no Rio Grande do Norte pode ganhar adesão em outros estados conforme novas reuniões forem realizadas e a posição da Fenaban for reavaliada.

A paralisação das atividades no Rio Grande do Norte pode gerar impactos nas operações bancárias do estado, especialmente em serviços como atendimento presencial e transações que dependem de funcionários nas agências. Com outros sindicatos ainda realizando suas assembleias, há a possibilidade de que a greve se estenda para outros estados, o que poderia aumentar a pressão sobre as negociações com a Fenaban.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.