O ex-prefeito de São Tomé, Babá Pereira (PL), foi eleito o novo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte (Femurn) em uma votação que marcou a história da instituição pela sua expressiva participação. O pleito, realizado nesta quarta-feira (15), consagrou Pereira com 109 votos, superando o atual prefeito de Pedra Grande, Pedro Henrique (PSDB), que obteve 52 votos.
De acordo com informações da entidade, a eleição registrou um total de 161 votantes, demonstrando o crescente interesse e engajamento dos municípios nas decisões da Femurn. A apuração e nomeação dos novos dirigentes ocorreram na Associação dos Municípios do Litoral e Agreste Potiguar (Amlap), em decorrência de obras na sede da Femurn. A posse nos cargos ocorreu ainda na tarde do mesmo dia, no mesmo local.
A chapa vencedora, liderada por Babá Pereira, é composta pelos seguintes membros:
- Presidente: Babá Pereira
- 1º Vice-Presidente: José Augusto de Freitas Rêgo – Prefeito de Portalegre/RN
- 2º Vice-Presidente: Fernando Antônio Bezerra – Prefeito de Acari/RN
- 3º Vice-Presidente: Jussara Sales de Souza – Prefeita de Extremoz/RN
- 4º Vice-Presidente: Augusto Cesar Emmanuel Pinheiro e Alves – Prefeito de Tangará/RN
- 5º Vice-Presidente: Leonardo Teixeira da Cunha – Prefeito de São Miguel do Gostoso/RN
- Secretário-Geral: Artur Rodrigues do Vale – Prefeito de Governador Dix-Sept Rosado/RN
- 2ª Secretária: Marina Teodoro da Trindade – Prefeita de Pedro Avelino/RN
- Tesoureiro Geral (1º Tesoureiro): Cleitom Jacome da Costa – Prefeito de Venha-Ver/RN
- 2º Tesoureiro: Francisco André Regis Junior – Prefeito de Itaú/RN
Babá Pereira, que já havia presidido a Femurn entre 2021 e 2023 enquanto prefeito de São Tomé, possui um histórico de quatro mandatos à frente do executivo municipal. O estatuto da Fermurn permite a eleição de ex-prefeitos para a presidência da federação.
Em suas primeiras declarações após a eleição, Babá Pereira destacou a importância da autonomia da entidade e o compromisso com os municípios potiguares: “Nós vamos trabalhar com independência, sempre defendendo os municípios. Então nós vamos dialogar primeiro, claro, vamos dialogar com o governo, vamos dialogar com quem quer que seja e a gente não vai permitir que os repasses constitucionais que são dos municípios sejam atrasados ou não repassados. Nós vamos lutar e brigar para que nenhum direito, nenhum recurso do município possa ser retirado ou deixado de receber”, afirmou o novo presidente.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.