Brasil

MTE atualiza lista suja do trabalho escravo com 155 novos empregadores

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou, nesta quarta-feira (9), a atualização do Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão, popularmente conhecido como "lista suja". A nova listagem inclui 155 empregadores, elevando o total para 745 nomes.

A atualização semestral do cadastro visa dar transparência às ações de fiscalização e combate ao trabalho escravo realizadas pelos auditores fiscais do trabalho. Em notícias relacionadas, o Governo Federal regulamenta uso da força policial.

Setores com maior incidência de inclusões:

  • Criação de bovinos
  • Cultivo de café
  • Trabalho doméstico

De acordo com o MTE, os empregadores incluídos na lista passaram por processos administrativos finalizados, sem possibilidade de recurso. O processo envolve a lavratura de um auto de infração específico após o flagrante de condições análogas à escravidão, seguido de um processo administrativo que garante aos empregadores o direito à defesa em duas instâncias. Em outra matéria, Lei endurece punições contra empresas que facilitam turismo sexual.

A permanência na "lista suja" é de dois anos, conforme a Instrução Normativa GM/MTE nº 7, de 14 de outubro de 2024. Na última sexta-feira (4), 120 nomes foram removidos por terem cumprido o prazo de dois anos. Para mais informações sobre justiça, confira OAB-RJ debate avanços e retrocessos da ADPF das Favelas após aprovação pelo STF.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.