Brasil
Tendência

Lula defende exploração de petróleo na Margem Equatorial e critica lentidão do Ibama

O presidente expressou descontentamento com a demora na aprovação das pesquisas, criticando o que chamou de "lenga-lenga".

Em entrevista à Rádio Diário FM de Macapá, nesta quarta-feira (12),  o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abordou temas importantes como a exploração de petróleo na Margem Equatorial e o financiamento climático por países desenvolvidos.

Lula destacou a necessidade de estudos aprofundados antes de qualquer decisão sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial. “Não é que eu vou mandar explorar. Eu quero que ele seja explorado. Agora, antes de explorar, temos que pesquisar. Temos que ver se tem petróleo e a quantidade. Talvez na semana que vem ou na outra vai ter uma reunião com a Casa Civil e o Ibama. Precisamos autorizar que a Petrobras faça pesquisa. Se depois a gente vai explorar é outra questão“, afirmou o presidente.

O presidente expressou descontentamento com a demora na aprovação das pesquisas, criticando o que chamou de “lenga-lenga” e ressaltando que o Ibama não pode “ficar parecendo ser contra o governo“. 

Críticas a trump e países ricos por financiamento climático

Durante a mesma entrevista, Lula criticou duramente o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e as nações ricas por não cumprirem as promessas de repasse de recursos para países com florestas preservadas.

Queremos discutir seriamente o financiamento. Vão financiar ou não? Na COP de 2009, eu era presidente da República e lá os países ricos prometeram dar 100 bilhões de dólares para que os países com florestas em pé mantivessem as florestas. Não deram. Depois prometeram 300 bilhões (de dólares), não deram. Agora, a necessidade fez chegar a 1,3 trilhão (de dólares). Vai ficar cada vez mais difícil. E pelo comportamento do presidente dos EUA, vai ficar cada vez mais difícil os países ricos se comprometerem a ajudar na salvação do planeta“, declarou o presidente. Inclusive, Lula avalia imposto sobre Google e Amazon em retaliação a Trump.

Essa crítica à falta de financiamento climático é uma constante na retórica de Lula, que busca pressionar os países desenvolvidos a cumprirem seus compromissos financeiros para a preservação ambiental global. 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.