Margem Equatorial abre Banco de Talentos com oportunidades de emprego do Amapá ao Rio Grande do Norte

Margem Equatorial abre Banco de Talentos com oportunidades de emprego do Amapá ao Rio Grande do Norte
Margem Equatorial

A Margem Equatorial, região que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte e que tem sido foco de pesquisas ambientais e exploração energética, está com inscrições abertas para a formação de um Banco de Talentos. O objetivo é reunir profissionais para futuras oportunidades de emprego vinculadas ao Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos (PCMC), uma iniciativa da TGS, empresa responsável pelo levantamento de dados geológicos da área.

O PCMC foi estabelecido como requisito do Ibama dentro do processo de licenciamento ambiental para pesquisas marítimas nas bacias do Pará-Maranhão e Foz do Amazonas. Suas atividades envolvem monitoramento de praias, principalmente no acompanhamento de encalhes de cetáceos, como baleias, botos e golfinhos, além da promoção de ações educativas em comunidades locais.

Segundo João Correa, Country Manager da TGS no Brasil, a criação do Banco de Talentos está alinhada com a valorização da mão de obra local.

Não temos a menor dúvida da importância da Margem Equatorial como uma grande chance para o Brasil reduzir a desigualdade regional, levando novas qualificações para o mercado de trabalho local, gerando novos empregos e renda para a população de estados. Essa é a ideia do Banco de Talentos: incentivar a capacitação e a empregabilidade garantindo, principalmente, que os empregos sejam ocupados prioritariamente por mão de obra local”, afirmou Correa.

Ele destacou ainda que, embora inicialmente o Banco de Talentos atenda exclusivamente à operação da TGS na região, há a possibilidade de que, futuramente, outras empresas também utilizem a base de profissionais cadastrados.

Vagas para biólogos, oceanógrafos, veterinários e técnicos ambientais

O Banco de Talentos está recrutando, neste primeiro momento, profissionais de áreas como biologia, oceanografia, veterinária e setores correlatos, com a finalidade de formar um cadastro de reserva. Os profissionais selecionados poderão atuar a bordo de embarcações, assumindo funções essenciais dentro da Pesquisa Sísmica Marítima na Margem Equatorial.

De acordo com Mariana Soares, consultora da Environpact, empresa responsável pelo projeto ambiental da TGS, a iniciativa vai agilizar o recrutamento e proporcionar maior eficiência na alocação de profissionais.

O banco de talentos serve para agilizar o processo de recrutamento e seleção de profissionais para atuar nos projetos da Margem Equatorial brasileira. Com ele podemos antecipar as futuras necessidades de contratação e localizar mais rapidamente os profissionais que possuem as habilidades desejadas para as posições abertas”, explicou Mariana.

Para participar do Banco de Talentos, os interessados devem acessar o site oficial do projeto e preencher o cadastro pelo link: https://margemequatorialbrasil.com.br/banco-de-talentos/.

Cargos disponíveis no Banco de Talentos

Abaixo, as funções e atribuições para os profissionais que desejam ingressar no projeto:

  • Observador de biota (MMO – Marine Mammal Observer): Responsável pelo monitoramento visual de mamíferos marinhos e tartarugas na área de operação das embarcações, garantindo a proteção dos animais e o cumprimento das normas ambientais.
  • Operador de monitoramento acústico (PAM – Passive Acoustic Monitoring): Atua na coleta e análise de dados acústicos, utilizando equipamentos especializados para identificar a presença de cetáceos na região.
  • Técnico ambiental: Profissional responsável por fornecer suporte técnico às atividades de pesquisa no navio. Ele deve atuar na implementação de iniciativas como o Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT), Projeto de Controle de Poluição (PCP), Projeto de Comunicação Social (PCS) e o Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE).

O Banco de Talentos não se limita apenas a profissionais experientes. Pessoas com formação nas áreas mencionadas e que possuam interesse em atuar no monitoramento ambiental e conservação marinha são incentivadas a se cadastrar.

Expansão da Margem Equatorial e impacto no mercado de trabalho

A Margem Equatorial brasileira tem atraído atenção do setor de exploração energética e ambiental devido ao seu potencial econômico e ecológico. As pesquisas realizadas nessa região têm como objetivo coletar dados geológicos e ambientais, e ao mesmo tempo, minimizar impactos sobre a biodiversidade marinha.

Com o avanço de estudos e a chegada de novos projetos, a demanda por profissionais especializados tende a crescer, gerando mais oportunidades para trabalhadores locais. A criação do Banco de Talentos da Margem Equatorial se apresenta como uma estratégia de longo prazo, preparando profissionais para futuras vagas e garantindo maior eficiência na seleção e alocação de mão de obra.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.