Brasil

Desabamento em obras da Linha Laranja do Metrô de SP causa cratera na Bela Vista

Um desabamento ocorreu nesta quinta-feira (12) durante as obras da Linha 6 – Laranja do Metrô de São Paulo, na região da Bela Vista. O incidente, segundo a Defesa Civil, foi provocado pela passagem da tuneladora, apelidada de “tatuzão”, no canteiro de obras da futura Estação Bela Vista, na Rua Rui Barbosa, 714.

A Concessionária Linha Uni, responsável pelo projeto, informou em comunicado que houve um “solapamento parcial do solo dentro do canteiro de obras”. A empresa ressaltou que a área já estava isolada por segurança e que não houve feridos, assegurando que o ocorrido não representa risco à população. A declaração completa da concessionária foi: “houve um solapamento parcial do solo dentro do canteiro de obras. Por medida de segurança, a área ao redor do poço já havia sido isolada. Não há feridos e o ocorrido não oferece riscos à população”.

O desabamento afetou uma parede do antigo teatro Ágora, pertencente ao ator e diretor Celso Frateschi. Embora o novo prédio do teatro não tenha sofrido danos, ele permanece interditado até sexta-feira (13) para avaliação de técnicos da Defesa Civil. Em suas redes sociais, o ator escreveu: “O que foi afetado foi o antigo teatro, que já estava desativado. O susto foi grande, mas está tudo controlado. Estamos bem. Muito obrigado por toda a solidariedade”.

A Linha Laranja, prevista para ser entregue em 2028, ligará a zona norte ao centro de São Paulo, conectando-se à Linha Azul. As obras, anunciadas em 2008, só começaram em 2015, mas foram paralisadas em 2016 devido a problemas financeiros da antiga concessionária, Move São Paulo. A construção foi retomada somente no final de 2020. A linha terá 15 estações, partindo da Brazilândia até o centro.

Este não é o primeiro incidente com crateras na construção da Linha Laranja. Em fevereiro de 2022, um afundamento do asfalto próximo à Marginal Tietê, em um poço de ventilação entre as futuras estações Santa Marina e Freguesia do Ó, gerou uma cratera. Outro evento semelhante ocorreu em maio deste ano, próximo a um condomínio localizado ao lado da futura estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, na zona norte. Em nenhum desses casos houve vítimas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.