O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê tempo nublado com chuvas fortes para amanhã (26) e sexta-feira (27), com possibilidade de impactos significativos para a população em diversas regiões do país, principalmente no Sudeste.
De acordo com o INMET, a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é a principal causa das precipitações que afetarão o Centro-Oeste e o Sudeste, com foco no sudoeste da Amazônia, “cruzando as regiões Centro-Oeste e o Sudeste, até o Oceano Atlântico”.
A expectativa é que a instabilidade climática continue até a segunda-feira (30), com maior intensidade nas áreas do estado de São Paulo, estendendo-se até a divisa com Minas Gerais. Nestas regiões, a previsão é de que o acumulado de chuva possa ultrapassar 100 mm em um período de 24 horas.
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta no final da tarde desta quarta-feira (25) para a capital, região metropolitana, litoral e interior do estado. Apesar das fortes chuvas, não foram registradas ocorrências graves até o momento, embora haja diversos pontos de alagamento na capital e região metropolitana.
Outras mesorregiões paulistas também devem enfrentar pancadas de chuva e trovoadas, devido à chegada de áreas de baixa pressão vindas do sul do país, associadas a um ciclone extratropical distante, localizado na costa do Rio Grande do Sul.
A Enel, concessionária de energia elétrica, informou em nota que cerca de 38 mil imóveis ficaram sem energia na região metropolitana, sendo 26.587 apenas na capital. A empresa está trabalhando para restabelecer o fornecimento o mais breve possível.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.