Campanha de doação de sangue em hospitais federais do Rio de Janeiro

Campanha de doação de sangue em hospitais federais do Rio de Janeiro
© Davidyson Damasceno/IGESDF

Os hospitais federais do Rio de Janeiro lançaram uma campanha para aumentar o estoque de sangue em suas unidades. A iniciativa, que começou no dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, se estenderá até o dia 29 do mesmo mês, visando suprir a demanda crescente de procedimentos médicos.

De acordo com o Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, a necessidade de reforçar os estoques de sangue se deve ao alto volume de cirurgias de grande porte, procedimentos de urgência e emergência, e tratamentos de doenças oncológicas e hematológicas realizados nas unidades federais. Manter um nível estável de sangue é crucial para garantir a continuidade do atendimento aos pacientes.

Para doar sangue, os candidatos devem atender a alguns requisitos. É necessário ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização de responsável legal), pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde, bem descansado. Embora o jejum não seja obrigatório, recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. A apresentação de um documento oficial de identidade com foto é obrigatória.

Existem algumas restrições para a doação de sangue. Grávidas, mulheres em período de amamentação e indivíduos que fizeram tatuagens ou piercings nos últimos seis meses estão impedidos de doar.

A campanha de doação abrange os seguintes hospitais federais, com horários específicos:

  • Hospital Federal de Bonsucesso: De 25 a 29 de novembro, das 7h30 às 14h.
  • Hospital Federal Cardoso Fontes: De 25 a 30 de novembro, das 8h às 12h (segunda a sexta-feira) e das 8h às 13h (sábado).
  • Hospital Federal dos Servidores do Estado: De 25 a 29 de novembro, das 7h30 às 16h.

A iniciativa reforça a importância da solidariedade e da participação da população na manutenção dos estoques de sangue, contribuindo diretamente para salvar vidas e garantir o funcionamento eficiente do sistema de saúde pública no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.