ANS lança ferramenta inédita para mapear profissionais de saúde no setor privado

ANS lança ferramenta inédita para mapear profissionais de saúde no setor privado
Marcello Casal JrAgência Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apresentou uma nova ferramenta para mapear a disponibilidade de profissionais e estabelecimentos de saúde que atendem beneficiários de planos de saúde em todo o território nacional.

O painel de Rede e de Vazios Assistenciais na Saúde Suplementar busca facilitar a consulta sobre a oferta de serviços, como médicos de diversas especialidades, cirurgiões-dentistas, e locais que oferecem atendimento de urgência, internação e procedimentos de alta complexidade, como hemodiálise, quimioterapia e radioterapia. Atualmente, todos os municípios brasileiros contam com usuários de planos de saúde.

Segundo Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, o lançamento do painel representa um marco para o setor, com o objetivo de disseminar dados no setor privado de saúde. “A ferramenta viabilizará avanços no monitoramento de rede assistencial, bem como a promoção de ações regulatórias em prol da garantia de acesso na saúde suplementar“, afirmou.

O painel foi desenvolvido a partir de estudos que analisaram as três maiores bases de dados de prestadores de serviços de saúde do país. A ferramenta oferece um panorama completo, desde a existência de serviços essenciais, como atendimentos de urgência e internações, até a identificação de vazios assistenciais, ou seja, a falta de profissionais e serviços de saúde em determinadas regiões.

No futuro, o painel servirá como instrumento para pesquisa, análise e comparação com outras bases de dados, trazendo benefícios para a sociedade, para a Saúde Suplementar, para o Ministério da Saúde, gestores e pesquisadores.

Principais funcionalidades do painel

  • Consulta sobre a disponibilidade de prestadores de serviços de saúde;
  • Mapeamento de médicos de diversas especialidades e cirurgiões-dentistas;
  • Localização de estabelecimentos que oferecem atendimento de urgência e internação;
  • Identificação de locais que realizam procedimentos de alta complexidade, como hemodiálise, quimioterapia e radioterapia;
  • Detecção de vazios assistenciais em diferentes regiões do país.

A iniciativa da ANS visa proporcionar um maior controle e acesso à informação sobre a rede de saúde suplementar, beneficiando tanto os usuários de planos de saúde quanto os gestores e profissionais do setor. Com o painel, a expectativa é que se promova uma melhor distribuição dos recursos e uma maior equidade no acesso aos serviços de saúde.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.