A Volkswagen está promovendo mudanças significativas em sua linha de SUVs no Brasil para 2025, com o México desempenhando um papel central nesse processo. A produção do Tiguan na fábrica de Puebla foi encerrada no final de novembro, marcando o início de uma nova fase para o modelo.
Paralelamente, o Taos, outro SUV da marca, também passará por transformações. A reestilização que já foi apresentada na América do Norte deverá ser lançada no Brasil em breve. Uma mudança importante é que a importação do Taos poderá ser transferida da Argentina para o México. A Volkswagen está oferecendo 20% de desconto para o Taos em novembro para o público PcD.
Novo Tiguan e a transição de produção
A fábrica de Puebla passou por adaptações para dar início à produção da terceira geração do Tiguan, conhecida em alguns mercados como Tayron. Apesar da mudança na linha de produção, o nome Tiguan será mantido na maioria dos países do continente americano. Segundo a Marklines, parceira da Autoesporte, a produção do novo Tiguan deve começar em meados de 2025, o que acarretará um período de *layoff* para cerca de 1,8 mil trabalhadores.
A Volkswagen confirmou a pausa na produção e informou que o novo SUV já está sendo fabricado no México, com o anúncio oficial previsto para janeiro. A estratégia da marca será manter a produção da versão atual do Tiguan para abastecer o Brasil e outros dois mercados, enquanto o novo modelo será destinado ao México, Estados Unidos e outros países da região.
Essa abordagem, embora possa parecer incomum, garante a continuidade do Tiguan no mercado brasileiro por alguns meses. Atualmente, o modelo é oferecido em versão única, a R-Line, equipada com motor 2.0 turbo de 186 cv e câmbio automático de 8 marchas, com preço de R$ 292.990. A tendência é que, com o esgotamento das peças da versão antiga, o Brasil receba o novo Tiguan, que será mais refinado e, consequentemente, mais caro. Essa transição é esperada para o final do próximo ano.
Reestilização do Taos e mudança na origem
Enquanto isso, o Taos também se prepara para novidades. O modelo com novo visual tem sido visto em testes no Brasil. Um ponto chave é a mudança no país de origem. Após a suspensão dos investimentos na reestilização do Taos na Argentina, o modelo atualizado poderá ser importado do México.
O CEO da Volkswagen na Argentina informou que os investimentos para a reestilização do modelo foram suspensos, enquanto a filial aguarda novos recursos para o projeto Patagonia, a próxima geração da Amarok. No Brasil, a necessidade de atualizar o visual do Taos é vista como uma forma de manter o SUV competitivo frente a rivais como Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. A produção no México facilitaria essa atualização.
O Taos mexicano utiliza o mesmo motor 1.4 turbo da versão argentina, um propulsor produzido em São Carlos (SP). Isso viabiliza o envio da versão flex de 150 cv para o México.
A Volkswagen também confirmou a produção do Jetta GLI reestilizado no México. Essa movimentação consolida o país como um importante centro de produção e distribuição para a marca na América Latina.
Fiquemos atentos às próximas movimentações da Volkswagen no continente.
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