Ford Everest: SUV derivado da Ranger confirmado na Argentina; Brasil pode ser próximo destino

Ford Everest: SUV derivado da Ranger confirmado na Argentina; Brasil pode ser próximo destino
Divulgação

A Ford anunciou a chegada do novo Everest à Argentina em 2025, um SUV construído sobre a mesma plataforma da picape Ranger. A apresentação do modelo ocorreu na fábrica de General Pacheco, com a marca também avaliando a possibilidade de iniciar a produção local.

Essa notícia rapidamente gerou especulações no Brasil sobre a possível comercialização do veículo em território nacional. Em resposta, a Ford declarou que, “no momento”, o Everest está confirmado apenas para a Argentina. Contudo, a empresa deixou em aberto a possibilidade de expansão, afirmando que, “dependendo da evolução do mercado e demanda dos consumidores, não descartamos a possibilidade de ampliar a oferta deste e de outros modelos na região.”

Uma decisão favorável sobre a produção do SUV na Argentina poderia impactar positivamente sua chegada ao Brasil, já que eliminaria os custos de importação e tornaria o modelo mais competitivo no mercado brasileiro. O Everest, assim como Chevrolet Trailblazer, Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero Sport, é um SUV de sete lugares que compartilha a base mecânica com uma picape, nesse caso, a Ranger, incluindo boa parte do interior.

Embora a Ford não tenha detalhado a motorização do Everest para a Argentina, o modelo exibido na fábrica utilizava um motor a gasolina. Entretanto, é mais provável que o SUV adote o motor V6 3.0 turbodiesel de 250 cv, já presente na Ranger, acoplado a um câmbio automático de 10 marchas e tração 4×4.

Aparições no Brasil

O Ford Everest já havia sido flagrado em testes no Brasil em março deste ano, circulando sem camuflagem em Salvador (BA). A imagem foi divulgada pelo perfil @BFMSOficial no Instagram. É importante mencionar que a Ford, embora tenha encerrado a produção em Camaçari (BA) em 2021, mantém um centro de desenvolvimento e tecnologia ativo no local, o que indica a possibilidade de que o protótipo do SUV estivesse em fase de testes para adaptação ao mercado sul-americano.

O SUV deve apresentar itens como múltiplos modos de condução off-road, pacote ADAS de assistências semiautônomas — incluindo frenagem autônoma emergencial e controle de velocidade adaptativo (ACC) —, câmera de 360 graus, painel de instrumentos digital e rodas de liga leve aro 21. Com 4,91 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,84 m de altura e 2,90 m de entre-eixos, o Everest é quase 12 cm mais comprido que o Toyota SW4.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.