Automóveis

Toyota Yaris Cross: lançamento adiado para julho de 2025

O lançamento do Toyota Yaris Cross, aguardado SUV compacto híbrido flex nacional, foi adiado para julho de 2025. A informação foi confirmada por executivos da fabricante durante uma convenção com concessionários, revisando a previsão inicial de chegada no primeiro semestre do mesmo ano.

Inicialmente, o plano era lançar o Yaris Cross ainda em 2024. Entretanto, uma crise na Daihatsu, subsidiária responsável pelo projeto na Tailândia, ocasionou atrasos no desenvolvimento do veículo. Apesar disso, protótipos em pré-série já estão sendo produzidos na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), conforme noticiado pelo Autos Segredos.

Outro fator que pode ter contribuído para o adiamento são as obras em curso no complexo da Toyota, onde o novo SUV será fabricado. Também é possível que a empresa tenha decidido prolongar a produção do hatch Yaris até o limite da regulamentação do Proconve L8, que permite a montagem do veículo ainda sob as normas de emissões antigas.

Plataforma e Motorização

O Yaris Cross é construído sobre a plataforma DNGA, uma versão simplificada da base TNGA utilizada no Corolla e Corolla Cross. Ele se distingue dos atuais Yaris e Yaris Sedan fabricados em Sorocaba, embora compartilhe o nome. O SUV será comercializado em versões com motor 1.5 flex (apenas combustão) e com conjunto 1.5 híbrido flex.

O motor 1.5 flex, atualizado do propulsor dos Yaris nacionais, terá melhor eficiência térmica e sistema start-stop, atendendo ao Proconve L8. A versão com combustão entregará 106 cv de potência e 14,3 kgfm de torque com gasolina e até 110 cv com etanol, acoplado a um câmbio CVT. A variante híbrida, com ciclo Atkinson, gera 91 cv e 12,3 kgfm, mas, em conjunto com um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm, eleva a potência combinada para 111 cv com gasolina (e até 115 cv com etanol). O câmbio híbrido é do tipo transeixo, similar ao usado no Corolla e Corolla Cross.

As baterias utilizadas são de íons de lítio, com capacidade de 0,7 kWh, e o SUV terá dimensões de 4,31 metros de comprimento, 2,62 metros de entre-eixos, 1,77 metros de largura e 1,62 metros de altura. O porta-malas terá capacidade de 471 litros.

O veículo contará com central multimídia com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, quadro de instrumentos parcialmente digital e freio de estacionamento eletrônico. Para segurança, espera-se seis airbags, sensor de estacionamento e o pacote TSS (Toyota Safety System), com frenagem autônoma emergencial, alerta de ponto cego e alerta de evasão de faixa.

Confira o vídeo:

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.