O lançamento do Toyota Yaris Cross, aguardado SUV compacto híbrido flex nacional, foi adiado para julho de 2025. A informação foi confirmada por executivos da fabricante durante uma convenção com concessionários, revisando a previsão inicial de chegada no primeiro semestre do mesmo ano.
Inicialmente, o plano era lançar o Yaris Cross ainda em 2024. Entretanto, uma crise na Daihatsu, subsidiária responsável pelo projeto na Tailândia, ocasionou atrasos no desenvolvimento do veículo. Apesar disso, protótipos em pré-série já estão sendo produzidos na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), conforme noticiado pelo Autos Segredos.
Outro fator que pode ter contribuído para o adiamento são as obras em curso no complexo da Toyota, onde o novo SUV será fabricado. Também é possível que a empresa tenha decidido prolongar a produção do hatch Yaris até o limite da regulamentação do Proconve L8, que permite a montagem do veículo ainda sob as normas de emissões antigas.
Plataforma e Motorização
O Yaris Cross é construído sobre a plataforma DNGA, uma versão simplificada da base TNGA utilizada no Corolla e Corolla Cross. Ele se distingue dos atuais Yaris e Yaris Sedan fabricados em Sorocaba, embora compartilhe o nome. O SUV será comercializado em versões com motor 1.5 flex (apenas combustão) e com conjunto 1.5 híbrido flex.
O motor 1.5 flex, atualizado do propulsor dos Yaris nacionais, terá melhor eficiência térmica e sistema start-stop, atendendo ao Proconve L8. A versão com combustão entregará 106 cv de potência e 14,3 kgfm de torque com gasolina e até 110 cv com etanol, acoplado a um câmbio CVT. A variante híbrida, com ciclo Atkinson, gera 91 cv e 12,3 kgfm, mas, em conjunto com um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm, eleva a potência combinada para 111 cv com gasolina (e até 115 cv com etanol). O câmbio híbrido é do tipo transeixo, similar ao usado no Corolla e Corolla Cross.
As baterias utilizadas são de íons de lítio, com capacidade de 0,7 kWh, e o SUV terá dimensões de 4,31 metros de comprimento, 2,62 metros de entre-eixos, 1,77 metros de largura e 1,62 metros de altura. O porta-malas terá capacidade de 471 litros.
O veículo contará com central multimídia com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, quadro de instrumentos parcialmente digital e freio de estacionamento eletrônico. Para segurança, espera-se seis airbags, sensor de estacionamento e o pacote TSS (Toyota Safety System), com frenagem autônoma emergencial, alerta de ponto cego e alerta de evasão de faixa.
Confira o vídeo:
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