O Brasil segue avançando na infraestrutura de recarga para veículos elétricos, alcançando um total de 14.827 eletropostos públicos e semi-públicos em fevereiro de 2025. Esse número representa um crescimento de 22% em relação a novembro de 2024, quando o país contava com 12.137 pontos de recarga. A expansão acompanha o aumento da frota de veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV), impulsionando a eletromobilidade em diversas regiões.
Atualmente, a frota brasileira de veículos elétricos plug-in soma 208.344 unidades, o que equivale a uma média de 14 veículos por eletroposto. Dessa frota, 45% (93.082 unidades) são totalmente elétricos (BEV), necessitando exclusivamente da rede de recarga, enquanto 55% (115.262 unidades) são híbridos plug-in (PHEV), que alternam entre eletricidade e combustíveis fósseis. Quando considerados apenas os veículos 100% elétricos, a proporção cai para 6 veículos por eletroposto.
Expansão geográfica da rede de recarga
A infraestrutura de recarga para veículos elétricos já está presente em 1.363 municípios brasileiros, abrangendo 25% das cidades do país. Em novembro de 2024, eram 1.263 municípios, evidenciando um avanço de 8% no número de localidades atendidas.
A ampliação da rede reflete o fortalecimento da eletromobilidade em todas as regiões do Brasil, com destaque para os estados do Norte, Centro-Oeste e Nordeste, que apresentaram crescimento expressivo na oferta de eletropostos. Confira a evolução por região:
Região | Nov/24 | Fev/25 | Crescimento (%) |
---|---|---|---|
Norte | 38 | 47 | 23,7% |
Centro-Oeste | 107 | 121 | 13,1% |
Nordeste | 294 | 326 | 10,9% |
Sudeste | 479 | 506 | 5,6% |
Sul | 345 | 363 | 5,2% |
Total | 1.263 | 1.363 | 7,9% |
A interiorização da infraestrutura de recarga é um fator fundamental para aumentar a confiança dos motoristas na adoção dos veículos elétricos.
Tipos de carregadores e crescimento da infraestrutura
Dos 14.827 eletropostos disponíveis no país, 84% (12.397) são de recarga lenta (AC), enquanto 16% (2.430) são de recarga rápida (DC). O crescimento no número de carregadores rápidos superou o de carregadores lentos no período analisado, evidenciando a busca por soluções mais eficientes para os usuários.
A evolução da infraestrutura de recarga rápida foi expressiva nos últimos três meses:
Carregadores rápidos (DC):
-
- Novembro de 2024: 1.516
- Fevereiro de 2025: 2.430
- Crescimento de 60%
Carregadores lentos (AC):
-
- Novembro de 2024: 10.621
- Fevereiro de 2025: 12.397
- Crescimento de 17%
O aumento acelerado dos carregadores rápidos reforça a infraestrutura necessária para tornar os veículos elétricos uma alternativa viável em diferentes regiões.
Setor comemora avanço na eletromobilidade
O avanço na infraestrutura de recarga reflete diretamente na adesão aos veículos elétricos no Brasil. Para Davi Bertoncello, diretor do GT de Comunicação da ABVE e diretor executivo da Tupi Mobilidade, os números deixam claro que a transição está acontecendo de forma acelerada.
“Deixamos de contar carregadores e começamos a contar histórias. A de um país que, em poucos anos, saltou de poucas centenas de carregadores públicos para quase 15 mil. Os números não mentem: apenas entre carregadores rápidos, que são a chave para destravar a adoção em massa dos veículos elétricos no Brasil, tivemos um crescimento de 62% em um trimestre. Quem ainda duvidava que a transição estava acontecendo, agora tem 2.430 motivos para repensar.”
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