Infraestrutura de recarga de veículos elétricos cresce e já atinge 25% dos municípios brasileiros

Infraestrutura de recarga de veículos elétricos cresce e já atinge 25% dos municípios brasileiros
Foto: ABVE

O Brasil segue avançando na infraestrutura de recarga para veículos elétricos, alcançando um total de 14.827 eletropostos públicos e semi-públicos em fevereiro de 2025. Esse número representa um crescimento de 22% em relação a novembro de 2024, quando o país contava com 12.137 pontos de recarga. A expansão acompanha o aumento da frota de veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV), impulsionando a eletromobilidade em diversas regiões.

Atualmente, a frota brasileira de veículos elétricos plug-in soma 208.344 unidades, o que equivale a uma média de 14 veículos por eletroposto. Dessa frota, 45% (93.082 unidades) são totalmente elétricos (BEV), necessitando exclusivamente da rede de recarga, enquanto 55% (115.262 unidades) são híbridos plug-in (PHEV), que alternam entre eletricidade e combustíveis fósseis. Quando considerados apenas os veículos 100% elétricos, a proporção cai para 6 veículos por eletroposto.

Expansão geográfica da rede de recarga

A infraestrutura de recarga para veículos elétricos já está presente em 1.363 municípios brasileiros, abrangendo 25% das cidades do país. Em novembro de 2024, eram 1.263 municípios, evidenciando um avanço de 8% no número de localidades atendidas.

A ampliação da rede reflete o fortalecimento da eletromobilidade em todas as regiões do Brasil, com destaque para os estados do Norte, Centro-Oeste e Nordeste, que apresentaram crescimento expressivo na oferta de eletropostos. Confira a evolução por região:

Região Nov/24 Fev/25 Crescimento (%)
Norte 38 47 23,7%
Centro-Oeste 107 121 13,1%
Nordeste 294 326 10,9%
Sudeste 479 506 5,6%
Sul 345 363 5,2%
Total 1.263 1.363 7,9%

A interiorização da infraestrutura de recarga é um fator fundamental para aumentar a confiança dos motoristas na adoção dos veículos elétricos.

Tipos de carregadores e crescimento da infraestrutura

Dos 14.827 eletropostos disponíveis no país, 84% (12.397) são de recarga lenta (AC), enquanto 16% (2.430) são de recarga rápida (DC). O crescimento no número de carregadores rápidos superou o de carregadores lentos no período analisado, evidenciando a busca por soluções mais eficientes para os usuários.

A evolução da infraestrutura de recarga rápida foi expressiva nos últimos três meses:

Carregadores rápidos (DC):

    • Novembro de 2024: 1.516
    • Fevereiro de 2025: 2.430
    • Crescimento de 60%

Carregadores lentos (AC):

    • Novembro de 2024: 10.621
    • Fevereiro de 2025: 12.397
    • Crescimento de 17%

O aumento acelerado dos carregadores rápidos reforça a infraestrutura necessária para tornar os veículos elétricos uma alternativa viável em diferentes regiões.

Setor comemora avanço na eletromobilidade

O avanço na infraestrutura de recarga reflete diretamente na adesão aos veículos elétricos no Brasil. Para Davi Bertoncello, diretor do GT de Comunicação da ABVE e diretor executivo da Tupi Mobilidade, os números deixam claro que a transição está acontecendo de forma acelerada.

Deixamos de contar carregadores e começamos a contar histórias. A de um país que, em poucos anos, saltou de poucas centenas de carregadores públicos para quase 15 mil. Os números não mentem: apenas entre carregadores rápidos, que são a chave para destravar a adoção em massa dos veículos elétricos no Brasil, tivemos um crescimento de 62% em um trimestre. Quem ainda duvidava que a transição estava acontecendo, agora tem 2.430 motivos para repensar.”

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