A montadora chinesa BYD (Build Your Dreams) anunciou o lançamento do seu mais novo sedã elétrico, o e7, projetado especificamente para atender o mercado de transporte urbano, incluindo taxistas e motoristas de aplicativos. O veículo, que integra a linha e-Series da BYD, chega ao mercado chinês com um preço inicial de 90 mil yuans, o que equivale a aproximadamente R$ 73.500 em conversão direta.
Esse valor o posiciona abaixo de modelos populares como o Fiat Mobi, um dos carros mais acessíveis no Brasil, que parte de R$ 76.990.
Embora a estreia esteja confirmada para o mercado chinês, a BYD não divulgou planos para lançamento do e7 no Brasil ou em outros países. Detalhes técnicos específicos ainda não foram totalmente revelados, mas informações de patentes registradas já fornecem uma visão geral das características do veículo.
O BYD e7 é equipado com um motor elétrico que entrega 134 cv de potência. O modelo utiliza baterias LFP (lítio-ferro-fosfato), disponíveis em duas opções de capacidade: 48 kWh e 57 kWh. Estima-se que essas baterias proporcionem autonomias de 450 km e 520 km, respectivamente. A velocidade máxima do sedã elétrico é limitada a 150 km/h.
Design e dimensões
Com um comprimento de 4,78 metros, o BYD e7 supera em tamanho alguns modelos do mesmo segmento, como o Toyota Corolla. Suas outras dimensões incluem 1,90 m de largura, 1,51 m de altura e uma distância entre-eixos de 2,82 m, aproximando-se de outro veículo da marca, o BYD Seal.
O design do e7 é caracterizado pela discrição e linhas tradicionais, priorizando a redução de custos de produção. Diferentemente de outros sedãs da BYD, o e7 apresenta maçanetas convencionais. As rodas são de 16 polegadas. O modelo conta com lanternas traseiras conectadas, tampa do porta-malas nivelada com o para-choque e um capô inclinado. Um dos destaques é o teto solar panorâmico, que adiciona um toque de sofisticação ao veículo.
O BYD e7 foi concebido como um carro exclusivo para serviços de transporte por aplicativo, táxis e frotistas, o que explica a ausência de planos para sua comercialização ao público geral, mesmo na China.
O preço competitivo do BYD e7 é resultado, em parte, dos subsídios governamentais chineses para a eletromobilidade, uma estratégia que impulsionou significativamente a indústria local. Em 2024, a China registrou a venda de 31 milhões de veículos, muitos dos quais eram modelos híbridos ou elétricos. As tensões comerciais globais, como a guerra comercial global, também influenciam o mercado automotivo e a competitividade dos preços.
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