Agenda CulturalNatal
Tendência

Pinacoteca do Estado apresenta a exposição ‘Faces do Reduto’ em Natal

O artista visual Wil Amaral assina a sala sensorial da mostra, onde os elementos sonoros, visuais e poéticos dos três filmes se unem em uma instalação que busca expandir as memórias e os afetos do Reduto. 

A partir de 15 de abril, o Palácio Potengi, sede da Pinacoteca do Estado, em Natal, será palco da exposição Faces do Reduto, uma imersão na vida e nas tradições da comunidade do Reduto, localizada no litoral norte do Rio Grande do Norte. A abertura oficial está marcada para as 18h30.

A mostra é inspirada na Trilogia Poética do Reduto, da cineasta Mônica Mac Dowell, e se desdobra a partir dos curtas-metragens Rosa de Aroeira (2020), A Deus Querer (2022) e Julião, Filhos da Praia (2024). A proposta é apresentar um olhar sobre o cotidiano de um distrito que resiste às transformações do tempo por meio de sua cultura, trabalho coletivo e identidade.

Um dos destaques da exposição é uma instalação de três metros de altura feita em bordado labirinto, técnica reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do RN em 2024. O espaço também conta com fotografias, vídeos e elementos interativos que abordam saberes locais como a renda, a pesca artesanal, a apicultura e o fabrico da farinha e goma de mandioca. 

Mônica Mac Dowell relata que a inspiração para o projeto surgiu ao observar o trabalho em uma casa de farinha próxima à sua residência na comunidade do Reduto. “Tudo começou quando eu percebi que, atrás da minha casa, localizada na comunidade do Reduto, havia uma casa de farinha. As imagens me impactaram: mulheres da comunidade reunidas, uma montanha de mandioca, mãos ágeis descascando, em um ritual que vai além do trabalho. Não é comércio, é encontro, tradição passada de geração em geração. Senti a necessidade de conhecer mais sobre aquelas mulheres, suas histórias e registrá-las com o celular“, afirma a cineasta. 

A ambientação de cada sala da exposição conta com trilhas sonoras originais compostas por Valéria Oliveira, que também assina as músicas dos filmes da trilogia. O objetivo é proporcionar uma experiência imersiva, reforçando a conexão com o território retratado através de sons, vozes e silêncios.

O artista visual Wil Amaral assina a sala sensorial da mostra, onde os elementos sonoros, visuais e poéticos dos três filmes se unem em uma instalação que busca expandir as memórias e os afetos do Reduto. 

Manoel Onofre Neto é o curador da exposição, e a expografia é assinada por Rafael Sordi Campos, Ângela Almeida e João Marcelino. De acordo com Onofre, a mostra tem como objetivo fortalecer a comunidade e dar voz à população, para que seu patrimônio cultural, histórias e vivências sejam preservados. 

Serviço:

  • Exposição: Faces do Reduto
  • Abertura: 15 de abril, às 18h30
  • Local: Palácio Potengi / Pinacoteca do Estado
  • Funcionamento: Terça a sexta, das 8h às 17h; sábados e domingos, das 9h às 16h
  • Entrada: Gratuita

A exposição é uma realização da Green Point Produções, com financiamento do Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação José Augusto, com recursos do Programa Cultural Câmara Cascudo e emenda impositiva. Conta com o patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia, Mandato de Divaneide Basílio e Dois a Engenharia, além do apoio institucional da Pinacoteca do Estado e apoio cultural do Sebrae, Caern e Funcern. 

Exposição “Faces do Reduto” estreia dia 15 de abril na Pinacoteca do Estado
Exposição “Faces do Reduto” estreia dia 15 de abril na Pinacoteca do Estado

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 31 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.