A partir de 15 de abril, o Palácio Potengi, sede da Pinacoteca do Estado, em Natal, será palco da exposição Faces do Reduto, uma imersão na vida e nas tradições da comunidade do Reduto, localizada no litoral norte do Rio Grande do Norte. A abertura oficial está marcada para as 18h30.
A mostra é inspirada na Trilogia Poética do Reduto, da cineasta Mônica Mac Dowell, e se desdobra a partir dos curtas-metragens Rosa de Aroeira (2020), A Deus Querer (2022) e Julião, Filhos da Praia (2024). A proposta é apresentar um olhar sobre o cotidiano de um distrito que resiste às transformações do tempo por meio de sua cultura, trabalho coletivo e identidade.
Um dos destaques da exposição é uma instalação de três metros de altura feita em bordado labirinto, técnica reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do RN em 2024. O espaço também conta com fotografias, vídeos e elementos interativos que abordam saberes locais como a renda, a pesca artesanal, a apicultura e o fabrico da farinha e goma de mandioca.
Mônica Mac Dowell relata que a inspiração para o projeto surgiu ao observar o trabalho em uma casa de farinha próxima à sua residência na comunidade do Reduto. “Tudo começou quando eu percebi que, atrás da minha casa, localizada na comunidade do Reduto, havia uma casa de farinha. As imagens me impactaram: mulheres da comunidade reunidas, uma montanha de mandioca, mãos ágeis descascando, em um ritual que vai além do trabalho. Não é comércio, é encontro, tradição passada de geração em geração. Senti a necessidade de conhecer mais sobre aquelas mulheres, suas histórias e registrá-las com o celular“, afirma a cineasta.
A ambientação de cada sala da exposição conta com trilhas sonoras originais compostas por Valéria Oliveira, que também assina as músicas dos filmes da trilogia. O objetivo é proporcionar uma experiência imersiva, reforçando a conexão com o território retratado através de sons, vozes e silêncios.
O artista visual Wil Amaral assina a sala sensorial da mostra, onde os elementos sonoros, visuais e poéticos dos três filmes se unem em uma instalação que busca expandir as memórias e os afetos do Reduto.
Manoel Onofre Neto é o curador da exposição, e a expografia é assinada por Rafael Sordi Campos, Ângela Almeida e João Marcelino. De acordo com Onofre, a mostra tem como objetivo fortalecer a comunidade e dar voz à população, para que seu patrimônio cultural, histórias e vivências sejam preservados.
Serviço:
- Exposição: Faces do Reduto
- Abertura: 15 de abril, às 18h30
- Local: Palácio Potengi / Pinacoteca do Estado
- Funcionamento: Terça a sexta, das 8h às 17h; sábados e domingos, das 9h às 16h
- Entrada: Gratuita
A exposição é uma realização da Green Point Produções, com financiamento do Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação José Augusto, com recursos do Programa Cultural Câmara Cascudo e emenda impositiva. Conta com o patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia, Mandato de Divaneide Basílio e Dois a Engenharia, além do apoio institucional da Pinacoteca do Estado e apoio cultural do Sebrae, Caern e Funcern.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.