O aclamado grupo teatral potiguar, Clowns de Shakespeare, continua a celebrar seus 30 anos com a Caravana Clowns 30 Anos e o Barracão Mambembe, projetos que visam democratizar o acesso à cultura no Rio Grande do Norte. Nesta semana, as cidades de São Gonçalo do Amarante e Macaíba serão palco de apresentações teatrais, debates e exibições de filmes, todos com entrada franca.
Reconhecido nacionalmente, o Clowns de Shakespeare, fundado em 1993 em Natal, coleciona prêmios importantes, incluindo o Shell de Teatro e o da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). O grupo já se apresentou em diversas cidades do Brasil e em países da América Latina e Europa.
Diogo Spinelli, membro do Clowns de Shakespeare, expressou entusiasmo em levar o espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!” para comunidades que raramente recebem produções da capital.
“Estamos muito felizes em fazer as primeiras apresentações de 2025 de ‘Ubu: o que é bom tem que continuar!’ em cidades tão próximas à Natal, mas que raramente recebem grupos da capital para se apresentarem em seus próprios territórios. É ainda mais especial levar essa obra tão popular e atual para escolas públicas e comunidades quilombolas e ribeirinhas, e com recursos de acessibilidade“, afirmou Spinelli.
Programação detalhada
O Barracão Mambembe inicia sua programação em São Gonçalo do Amarante nesta quinta-feira (13), com a apresentação de “Ubu: o que é bom tem que continuar!” na E.M. Prof. Jéssica Débora de Melo Bezerra, às 10h. Este projeto busca levar arte e cultura para estudantes da rede pública, além de comunidades ribeirinhas e quilombolas.
Ainda na quinta-feira (13), a Caravana Clowns 30 Anos segue para a Praça Central de Uruaçu, onde o mesmo espetáculo será apresentado às 16h30, seguido de um bate-papo com o público. A sessão contará com interpretação em Libras, promovendo a inclusão.
Na sexta-feira (14), o Barracão Mambembe chega ao Centro Educacional Rural Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, com “Ubu: o que é bom tem que continuar!” às 10h.
A Caravana Clowns 30 Anos e o Barracão Mambembe são realizados através de uma parceria entre a Fundação José Augusto, a Secretaria de Estado da Cultura, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Lei Paulo Gustavo, o Ministério da Cultura e o Governo Federal.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.