Espetáculo circense ‘Malagueta na Labuta’ chega à Praia da Pipa com foco no universo feminino

Espetáculo circense ‘Malagueta na Labuta’ chega à Praia da Pipa com foco no universo feminino
Espetáculo circense 'Malagueta na Labuta' chega à Praia da Pipa com foco no universo feminino

O espetáculo circense Malagueta na Labuta, idealizado e protagonizado pela artista Fernanda Pimenta (GO), está programado para se apresentar na Praia da Pipa, litoral Sul do Rio Grande do Norte, no dia 8 de fevereiro. A apresentação ocorrerá na Escola Circo na Pipa.

Após uma temporada itinerante por Goiânia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e João Pessoa, a peça solo de Fernanda Pimenta promete impactar o público potiguar com uma fusão de palhaçaria e temáticas centradas no universo feminino. O espetáculo, que já percorreu dez cidades em Goiás em 2024, busca promover reflexão e transformação através da arte. 

Unindo humor e reflexão

Fernanda Pimenta, doutora em Artes Cênicas com foco em palhaçarias feministas, criou Malagueta na Labuta com o objetivo de inspirar e fortalecer mulheres, demonstrando a capacidade feminina de ocupar espaços historicamente dominados por homens com excelência e originalidade. Para a artista, levar o espetáculo ao Nordeste é estratégico, dada a relevância da discussão sobre desigualdade de gênero na região.

A região Nordeste é uma das mais afetadas pela violência contra a mulher, segundo dados do Conselho Nacional do Ministério Público, e é necessário muito mais esforço e coragem para denunciar abusos de qualquer natureza, incluindo abusos trabalhistas“, afirma Fernanda. 

Sob a direção original de Thaíse Monteiro, a versão de 2021 do espetáculo foi revista em 2023 com a orientação da renomada palhaça catalã Pepa Plana. Essa colaboração resultou em uma apresentação que tem conquistado a atenção tanto do público quanto de profissionais do meio circense.

‘Oxente Uai, Malagueta!’: Circulação e objetivos

A turnê de Malagueta na Labuta, batizada de ‘Oxente Uai, Malagueta!’, tem como propósito valorizar a produção cultural feminina de Goiás, fomentar a inclusão social e promover um intercâmbio cultural enriquecedor entre diferentes regiões do Brasil. O projeto foi contemplado pelo Edital de Circo N° 06/2024 da Política Nacional Aldir Blanc 2024 no estado de Goiás.

Com classificação indicativa livre, o espetáculo é recomendado para todas as idades, com foco principal no público adulto.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.